MobiRio: Associação em prol da mobilidade ativa é criada no RJ
Ciclistas e pedestres do Rio de Janeiro se organizaram para oficializar uma associação em prol da mobilidade ativa. Com isso, eles esperam que suas demandas sejam melhor ouvidas
A cidade do Rio de Janeiro ganhou oficialmente uma associação em prol da mobilidade ativa e da proteção a vida. Trata-se da MobiRio, organizada e mantida pela sociedade civil para a sociedade civil. O que quer dizer que o objetivo principal da associação é dar visibilidade as pautas esquecidas quando não institucionalizadas.
“A gente percebeu que os acidentes, as pautas importantes, as reivindicações da sociedade e muito mais estava sendo deixado para trás por não falarmos formalmente com o poder público.”, explicam os organizadores. A ideia vem se desenrolando há mais de dois anos, e ganhou força após a promoção da Carta Compromisso organizada pela UCB na campanha Bicicleta nas Eleições.
Questionados sobre o porquê da demora para oficializar a associação MobiRio, os representantes explicaram que o Rio de Janeiro é uma cidade complexa: “São diversas cidades em uma mesma cidade. O diálogo é trabalhoso para que todos se sintam representados.”, comenta a advogada Joanna Almeida.
Com a associação já formalizada e uma página no Facebook para um diálogo direto com a sociedade, a MobiRio começa agora a organizar suas frentes de trabalho, que em um primeiro momento serão divididas em cinco: Diversidade, Dados e Pesquisas, Comunicação, Articulação de Projetos e Políticas Públicas.
O plano para o primeiro semestre de 2017 é fazer um extenso levantamento e analisar como a bicicleta está inserida na agenda política da cidade. Já para o segundo semestre, a MobiRio espera mapear as ciclovias e ciclorotas e suas possíveis melhorias.
Boa sorte, MobiRio. Que vocês façam da cidade do Rio de Janeiro maravilhosa também para quem pedala e caminha!