Exclusivo: Raiza Goulão fala sobre sua nova fase fora do Brasil
Estreando sua participação em uma equipe internacional, Raiza Goulão agora faz parte da espanhola PMRA Racing Team
Na temporada de 2017, a atleta brasileira Raiza Goulão fará parte da PMRA Racing Team, estreando sua participação em uma equipe internacional. O Bike é Legal fez uma entrevista exclusiva com a ciclista, e os destaques desse bate-papo você confere na matéria.
Natural de Pirenópolis, no Estado de Goiás, Raiza começou sua carreira em 2010, e dois anos depois já despontava no cenário com suas conquista. Foi 1º lugar no Pan-americano de MTB em 2012 e 2013, 1º lugar no Latino-americano de MTB em 2013, o 6º lugar na World Cup do Canadá em 2013, além de vitórias na Copa Internacional do Chile e na Taça Portugal.
Mesmo com todo esse currículo, a entrada na equipe espanhola de ciclismo é algo que ainda a impressiona, e claro, inspira. “É uma nova etapa na minha vida, uma oportunidade de crescer como atleta e ampliar minhas experiências”, comenta Raiza.
Os resultados já vieram. Ao lado da companheira de equipe Joana Monteiro, natural de Portugal, Raiza correu a Costa Blanca Bike Race, em Biemidorm, uma prova UCI classe S2 com 4 etapas, sendo 3 delas entre 40 a 60 km e uma crono escalada de 11km. “Corremos com muita garra e conseguimos a segunda colocação nas quatro etapas e na classificação geral, garantindo mais 70 pontos no ranking UCI”, comemora Raiza. “Agora volto para casa e foco totalmente nos treinos para o próximo desafio daqui a três semanas: mais uma ultra maratona com seis etapas, em Andaluzia.”
Fazer parte de um time tão grande oferece à atleta uma infraestrutura que ainda falta no Brasil. Conversando com o Bike é Legal, Raiza destacou o patrocínio das marcas de bike como um fator importante no incentivo ao esporte de elite. “Aqui, as empresas de bike têm forte interesse nos atletas, isso ajuda a manter uma estrutura para que a gente possa viver pelo esporte”, argumenta a atleta.
Os treinos de Raiza são diversos e ultrapassam os seis dias da rotina de pedal, que se intercalam entre MTB e Speed – já que estamos falando de uma atleta de Mountain Bike XCO. “Ao menos dois dias da semana eu vou à academia. Faço Yoga também, me faz muito bem. Me ajuda com a postura e principalmente com a ansiedade”.
Sobre a adaptação no novo país, a Espanha, a atleta explica que morar sozinha não é fácil, porque sempre foi muito próxima dos familiares, mas que o apoio da equipe é um grande suporte. “Somos uma grande família. Existe carinho e preocupação com todos os detalhes, desde a rotina de treinos até a limpeza das bikes”. Apesar do suporte técnico da equipe, seu treinador oficial -com quem conversa pela internet todos os dias- continua sendo o holandês Tjeerd de Vries, e é com ele que Raiza busca novas marcas todos os dias.
A última pergunta fica a cargo de Renata Falzoni: “A cobrança agora é maior?”. O skype falha um pouco, mas a resposta vem na lata: “A cobrança maior sempre é a minha sobre mim mesma. Corro para ganhar e estar ao lado de grandes atletas é muito importante”, finaliza Raiza Goulão.
O próximo grande desafio da atleta será o Pan Americano da Colômbia, que rola já no começo de abril. Toda sorte do mundo, Raiza! Como bem disse Falzoni ao final da entrevista: você é nosso orgulho!