SP comemora 463 anos com muita programação cultural
Reunimos o que de melhor os paulistanos vão ganhar nesses 463 anos da cidades de São Paulo. Confere aí!
Nessa quarta-feira (25), a cidade de São Paulo comemora 463 anos desde sua fundação. Como parte das comemorações, a prefeitura organizou umas extensa programação com shows, peças de teatro e muita ocupação dos espaços públicos.

Charge do cartunista Reynaldo Berto
Na matéria especial, o Bike é Legal dá destaque para algumas apresentações e divulga outras iniciativas de sociedade civil que colocam a bike na brincadeira. Para ficar por dentro de toda a programação da Prefeitura de São Paulo, acesse a nota oficial da Secretaria Municipal de Cultura.
Ocupa o MASP
No Vão Livre do Masp, uma maratona circense ocupa o espaço e interage com a plateia a partir das 10h, com programação até as 19h. A ideia é relembrar um momento histórico do circo em São Paulo, quando o Palhaço Piolin montou sua lona no mesmo local.
Teatro em todos os cantos de SP
Centro
Com texto de Cristian Ceresoli, e direção e interpretação de Christiane Tricerr, o Centro Cultural Olido apresenta a peça “A Merda” a partir das 18h.
Já no Centro Cultural São Paulo, tem “Bichos do Brasil”, com a Cia. PiA FraUs, a partir das 14h. Às 20h30 tem a encenação do clássico de Chico Buarque, Leite Derramado, com adaptação, direção e cenografia de Roberto Alvim.
Na Biblioteca Mário de Andrade, cinco grandes nomes da dramaturgia interpretam textos e/ou poesias que consideram importantes para suas vidas. São eles: Regina Duarte (15h), Pascoal da Conceição (16h), Juca de Oliveira (17h), Bárbara Paz (18h) e Fúlvio Stefanini (19h).
Zona Norte
No Teatro Municipal Alfredo Mesquita, às 20h, a Cia. Teatro do Osso apresenta “Canto para Rinocerontes e Homens. Texto original: “O Rinoceronte”, de Eugene Ionesco.
Zona Sul
Cais ou Da Indiferença Das Embarcações será apresentado pela Velha Companhia no Teatro Municipal João Caetano, a partir das 20h.
Zona Leste
No Teatro Municipal Arthur Azevedo, tem “Sobre Ratos e Homens” com DENDILEÃO Produções Artísticas Ltda, também a partir das 20h.
Zona Oeste
Os Arqueólogos será encenada pelo Empório de Teatro Sortido. Texto: Vinicius Calderoni. A partir das 20h, noTeatro Municipal Cacilda Becker.
Para qualquer umas das peças, é preciso chegar com uma hora de antecedência para a retirada do ingresso.
Muita música boa
Centro
Mercado Municipal – Mercadão:
CLUBE DO CHORO
Músicos da cena paulistana se revezarão durante a apresentação, executando clássicos do gênero e composições de chorões paulistas, às11h. Livre.
OSVALDINHO DA CUÍCA
Repertório de 18 músicas do sambista paulistano, entre elas “Frigideira” e “Pirapora”, às 13h. Livre.
DEMÔNIOS DA GAROA
Com Sérgio Rosa, Ricardo Cassimiro Rosa, Roberto Barbosa, Wilder Benedito Paraíso e Izael Caldeira, às 15h. Livre.
Teatro Municipal
BARBATUQUES E BADI ASSAD
O grupo Barbatuques apresenta “Ayú”, seu quarto disco, que traz canções e músicas instrumentais explorando a fonética, assim como os aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos, às 11h (retirar ingresso 1h antes). Livre.
ORQUESTRA BACHIANA E TENOR JEAN WILLIAM
Regência: João Carlos Martins, às15h (retirar ingresso 1h antes). Livre.
ILÚ OBÁ DE MIN COM JUÇARA MARÇAL E FABIANA COZZA
Ilú Obá De Min, que significa “mãos femininas que tocam os tambores para o rei Xangô”, nasce para renovar a tradição, uma vez que nos costumes do candomblé as mulheres não são autorizadas a tocar o instrumento. O grupo procura alimentar uma forte ligação com raízes africanas, por isso inspirou-se em tradições nigerianas nas quais a prática é permitida para ambos os sexos, às 17h (retirar ingresso 1h antes). Livre.
LINIKER E OS CARAMELOWS + ENSEMBLE VOCAL PAULISTA
A cultuada e performática cantora Liniker se apresenta com integrantes do Ensemble Vocal Paulista, grupo formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo e da Escola Municipal de Música de São Paulo, às 19h (retirar ingresso 1h antes). Livre.
Centro Cultural São Paulo
FILIPE CATTO CANTA CÁSSIA ELLER
No show, o cantor interpreta canções de Cássia Eller, de quem se diz grande admirador, às 19h (retirar ingresso 1h antes). Livre.
Zona Norte
TÁSSIA REIS + MC SOFFIA
Com letras maduras e bem estruturadas, Tássia Reis lançou no final de 2016 o disco “Outra Esfera”, o segundo de sua carreira. As sete faixas do álbum mostram uma artista heterogênea e consciente da sonoridade que é capaz de produzir. Entre as músicas de destaque estão “Desapegada”, “Se Avexe Não” e o remix da música “Ouça-me”. MC Soffia traz sucessos de sua carreira, entre eles “Meu RapJazz”. Centro Cultural da Juventude, às 16h (não é necessário retirar ingresso). Livre.
AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA
Com notória influência da música brasileira tropicalista, a banda integra a cena atual com canções que versam sobre o universo feminino, de forma contundente. Centro Cultural da Juventude, às18h (não é necessário retirar ingresso). Livre.
RASHID
Rashid tem o apoio de uma banda formada por backing vocal, guitarra, baixo e bateria, além do inseparável DJ Mr. Brown. Centro Cultural, às 20h (não é necessário retirar ingresso). Livre.
Zona Sul
LUANA BAYÔ E PAGODE DA 27
Nascido na rua 27 do Grajaú, o Pagode da 27 toca em seu show o mesmo samba que leva todos os domingos do mês ao bairro. Centro Cultural do Grajaú, às 14h (Luana Bayo) e 16h (Pagode). Não é necessário retirar ingresso. Livre.
BICHO DE PÉ
O grupo mostra a diversidade dos ritmos brasileiros por meio de músicas de sua autoria e de artistas consagrados, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Zé Ramalho e Fagner. Centro Cultural do Grajaú, às 18h (não é necessário retirar ingresso). Livre.
MORAES MOREIRA E DAVI MORAES
No show “Pai e Filho”, o repertório traz parcerias inéditas e homenagens a grandes compositores brasileiros, como Ari Barroso, Assis Valente, além de músicas do grupo Novos Baianos.
| Centro Cultural do Grajaú. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Capela do Socorro. Dia 25, 20h (não é necessário retirar ingresso). 60 min. Livre
Zona Leste
RAEL
Show de seu recém-lançado disco “Coisas do Meu Imaginário”. Parque do Carmo. às 14h (não é necessário retirar ingresso). Livre.
TRIBO DE JAH + EX-INTEGRANTES DO CIDADE NEGRA
A banda icônica de reggae Tribo de Jah comemora sua trajetória de 30 anos convidando os ex-Cidade Negra: Ras Bernardo e Da Ghama para fazerem parte do show. Parque do Carmo, às 16h (não é necessário retirar ingresso). Livre.
Zona Oeste
RASTAPÉ COM PARTICIPAÇÃO DE ZECA BALEIRO
Rastapé, banda que ficou conhecida pela música “Colo de Menina”, apresenta canções de seu sexto CD, “Fundamental”. O cantor e compositor Zeca Baleiro é convidado especial do show. Chácara do Jockey, às 14h (não é necessário retirar ingresso). Livre
BAILE DO SIMONAL COM PARTICIPAÇÃO DE SANDRA DE SÁ
O show, concebido e produzido por Max de Castro e Wilson Simoninha, filhos do cantor Simonal, convidam a cantora Sandra de Sá para esta apresentação. Chácara do Jockey, às 16h (não é necessário retirar ingresso). Livre
De bicicleta por SP
Mobike presenteará São Paulo com Passeio Ciclístico e plantio de mudas. Local de encontro: Point Mobike – Rua Agostinho Cantu, 47 | Loja 21 | Vila Butantan | São Paulo | SP. Saída: às 9h, com previsão de retorno ao meio dia.