Em SP, novas leis sobre mobilidade precisarão de apoio de ciclistas
Qualquer novo Projeto de Lei que fale sobre mobilidade ativa acompanhará um parecer da Ciclocidade
Novo Termo de Cooperação Técnica entre Ciclocidade e a Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara dos Vereadores de São Paulo será assinado nessa quarta-feira (14). O texto já foi aprovado pela assessoria da Comissão e pelo departamento jurídico.
Escrito a muitas mãos, o termo diz, essencialmente, que todos novos Projetos de Lei que tenham, em seu texto, as palavras “bicicleta, ciclomobilidade, mobilidade urbana, mobilidade ativa, bicicletário, paraciclo, ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e cicloturismo” devem ser submetidos a Ciclocidade para que sejam respondidos com um posicionamento, um parecer, que será incorporado ao processo de tramitação do PL.
Leia a íntegra do Termo de Cooperação Técnica:
Essa nova medida é muito importante para intensificar a participação da sociedade civil nas políticas públicas, e pretende solucionar três questões fundamentais para a democracia participativa:
1) ter acesso às informações públicas (de forma ativa);
2) dialogar, opinar e, quem sabe, influenciar diretamente na decisão dos nobres vereadores sobre os Projetos de Lei;
3) consolidar uma agenda perene de fiscalização e acompanhamento do poder legislativo.
Para Daniel Guth, Diretor da Ciclocidade, a aprovação desse termo é uma grande vitória dos ciclista. Trata-se de “um instrumento novo, um caminho inédito para testarmos junto ao legislativo. Evidentemente que irá demandar bastante organização e debates nossos, mas é um desafio em si e acho que precisamos experimentá-lo.”, declarou.
Para os ciclistas interessados em também assinar o termo, seguem abaixo informações sobre a reunião dessa quarta-feira (14):
Quando: dia 14 de Dezembro, quarta-feira, às 11h
Onde: Câmara Municipal de Sâo Paulo – Viaduto Jacareí, 100 (Bicicletário no local)