Competição holandesa só ocorre quando o vento está a 50km/h ou mais
Todos os ciclistas tiveram de competir com a mesma bicicleta, fornecida pelos próprios organizadores
No último domingo (20), ocorreu a Dutch Headwind Cycling Championships, uma competição onde o vento contrário é muito bem-vindo. Em seu quarto ano e com um vento contra de 100km/h, a prova percorreu um trajeto de 8,5km na barreira de tempestades Oosterscheldekering, que foi projetada para proteger a Holanda de inundações devido à ondas provenientes do Mar do Norte.
Para competir em pé de igualdade, todos eles tiveram de correr em bicicletas single-speed clássicas da Royal Dutch Gazelle, fornecidas pelos próprios organizadores, que planejam o evento em curto prazo – o anúncio da competição é feito costumeiramente com apenas três dias de antecedência -, para ter a certeza de que coincide com uma grande tempestade, oferecendo assim, as piores condições possíveis aos ciclistas.
Wedstrijdbeelden! Dit is zo zwaar, in je eentje tegen de wind en de grootsheid van de kering. #sturm #nktegenwindfietsen pic.twitter.com/QI8N3rxnKh
— NK Tegenwindfietsen (@NKTegenwind) November 20, 2016
O campeão da prova masculina de 2016 foi o ciclista Teun Sweere com um tempo de 22min30s (uma média de 22 km/h). Já o título feminino foi conquistado por Mathile Matthijse em 28min09s.