Livro ilustrado leva a discussão da mobilidade urbana para o universo infantil
Com ilustrações da premiada artista Bruna Assis Brasil, o livro conta a história de uma menina que decide interromper o fluxo do trânsito com sua bicicleta
Nesse sábado (08), o jornalista e editor Fabrício Valério lança o livro “A menina que parou o trânsito”. A obra insere na literatura infantil a discussão sobre mobilidade urbana e a vida na cidade grande, com ilustrações da premiada artista Bruna Assis Brasil –ganhadora do prêmio FNLIJ 2016, com o livro “Malala, a menina que queria ir para a escola.
O texto inspirado no movimento de crianças da cidade de Amsterdã, na Holanda, que em 1972 se mobilizaram para lutar por um espaço de lazer, conta a história de uma menina que decide interromper o fluxo do trânsito com sua bicicleta, gerando uma cadeia e reações.
“A brincadeira toda está em mostrar o que uma pausa pode acarretar e revelar. O ser humano, em especial as crianças e os idosos, parece ser a pedra no caminho da cidade grande.”, diz Valério.
Mais do que questionar a pressa de quem vive na cidade grande, Fabrício aponta o carro como o grande símbolo dessa vivencia desumanizada. “A pressa da vida diária não dá tempo para a reflexão, e essa insanidade cotidiana, essa violência quase surda, está materializada no carro, objeto que tomou as ruas para si como seu hábitat natural.”, completa o autor.
Serviço
Data: 08/10/2016
Onde e quando: Rua França Pinto, 97 – São Paulo. Evento acontece das 15h às 18h.