Absalon vence pela sétima vez a Copa do Mundo de MTB
Após um decepcionante oitavo lugar nos Jogos Olímpicos, Julien Absalon deu a volta por cima, sagrando-se campeão da Copa do Mundo de MTB, no último domingo (4). O francês confirmou o título ao vencer a última etapa da Copa do Mundo, disputada em Vallnord, Andorra.

Absalon deve adiar a aposentadoria e defender o título em 2017 / © UCI/Cerveny
Esse foi o sétimo título de Absalon em Copas do Mundo e a 33ª vitória em uma etapa. O atual campeão olímpico Nino Schurter também brigava pelo título, mas teve um pneu furado e terminou a prova apenas na 13ª colocação. Com isso a temporada deste ano terminou com Absalon em primeiro com 1310 pontos, o suíço Schurter em segundo com 980 e o francês Maxime Marotte em terceiro somando 948.
“Após as Olimpíadas eu fiquei muito desapontado, então meu maior objetivo era vencer a corrida e a Copa do Mundo. Minhas pernas estavam perfeitas e eu estava motivado para fazer uma boa corrida.”Declarou Absalon ao site cyclingnews.
Raiza Goulão termina no Top 20
Na prova feminina, a canadense Catharine Pendrel e a dinamarquesa Annika Langvad disputavam o título da temporada.

Ótimo ano para Pendrel, que também ganhou o bronze na Olimpíada / © UCI/Cerveny
Apesar de sofrer um tombo, Pendrel finalizou a prova em terceiro, já Langvad ficou apenas na 13ª colocação. Assim, o título ficou com a canadense, que somou 1030 pontos. Langvad terminou em segundo, com 1006 e o terceiro lugar foi para a também canadense Emily Batty, somando 710.
Única representante do Brasil, Raiza Goulão terminou a prova na 20ª colocação, finalizando uma excelente temporada para a goiana.
“Acredito que foi uma despedida positiva do calendário da Copa do Mundo 2016. Essa última etapa disputada em Andorra foi muito dura, mas alcancei meu objetivo que era ficar no Top 20.” Declarou Raiza à Confederação Brasileira de Ciclismo.