Eleições: Nova plataforma fiscaliza políticas de mobilidade ativa em SP
Ciclocidade e Cidadeapé acompanharão todos os debates públicos e se manifestarão em tempo real sobre quem está falando bobagem ou tentando manipular a opinião pública
Mais uma eleição municipal se aproxima e a mobilidade já aparece com tudo na disputa. Para as pessoas realmente interessadas nas necessidades de quem caminha ou pedala na cidade de São Paulo, sobram especulações e faltam informações. Pensando em guiar as decisões dos eleitores e melhorar a qualidade do debate, Cidadeapé e Ciclocidade lançam a plataforma MobilidadeAtiva.org.br, um site que vai monitorar passo a passo as eleições municipais deste ano.
O que os candidatos e candidatas à Prefeitura e à Câmara Municipal pensam sobre a mobilidade ativa e quais compromissos estão realmente assumindo em seus programas de governo? Essas são as principais perguntas que o monitoramento da plataforma tentará responder. Na próxima segunda-feira (15/8), às 19hs, acontece o lançamento da plataforma na Câmara dos Vereadores.
Em junho e julho, todos os principais candidatos foram procurados para serem apresentados aos compromissos mais importantes relacionados ao tema que a sociedade civil espera que sejam assumidos, fruto de uma pesquisa online inédita que obteve 725 respostas ao longo do mês de julho. As perguntas do questionário tiveram como base o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, o Plano Diretor Estratégico aprovado para a cidade e outros marcos legais estabelecidos.
Agora, os resultados desse diálogo serão analisados, juntamente com todos os programas de governo e todas as entrevistas dadas aos grandes veículos de imprensa. Os prefeitáveis serão posicionados em uma escala de humanização de cidades segundo o quanto estão efetivamente se comprometendo com avanços para a agenda da mobilidade ativa em São Paulo. Ciclocidade e Cidadeapé acompanharão todos os debates públicos e se manifestarão em tempo real sobre quem está falando bobagem ou tentando manipular a opinião pública no sentido contrário ao de uma cidade mais ciclável, mais humana, segura, inclusiva e justa. Não será tolerado nenhum passo atrás em conquistas que são da sociedade civil.
Para as eleições da Câmara Municipal, o site MobilidadeAtiva.org.br terá uma carta de compromissos conectada à iniciativa votolegal.org.br, plataforma de financiamento colaborativo (crowdfunding) criada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE.
Candidatas e candidatos que a assinarem receberão o selo acima, atestando que priorizarão a agenda da mobilidade ativa no legislativo paulistano caso sejam eleitos(as).