Em Manaus, cicloativistas colocam a bicicleta na pauta de cursos para motoristas de ônibus
Uma iniciativa muito bacana do Movimento Pedala Manaus leva, desde 2014, para dentro das empresas de ônibus, uma atividade denominada "Convivência Legal".
Uma iniciativa muito bacana do Movimento Pedala Manaus leva, desde 2014, para dentro das empresas de ônibus, uma atividade denominada “Convivência Legal”, que busca promover a compreensão dos motoristas em relação ao papel da bicicleta no contexto da mobilidade urbana. Além disso, eles são sensibilizados através de uma atividade prática na qual são convidados a vivenciar os riscos que ciclistas injustificadamente sofrem nas ruas com as famosas finas.
E na última semana do mês de junho, como desdobramento desta atividade, o Movimento foi convidado a participar da aula inaugural dos cursos especializados do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, com isso teve a oportunidade de levar a voz dos que pedalam a mais de 700 profissionais do trânsito.
Entre esses profissionais, estavam: condutores do transporte coletivo de passageiros, de produtos perigosos, condutores de emergência, cargas indivisíveis e transporte escolar, todos em busca de qualificação, reciclagem, conhecimento e crescimento profissional, ou seja, um momento bastante oportuno para essa conversa sobre a promoção de um trânsito mais equitativo e sobre quem, de fato, tem prioridade nas ruas, à luz do que a lei de mobilidade urbana determina.
Como já é de costume nos encontros, uma aliança foi proposta entre esses profissionais que ocupam as ruas porque precisam trabalhar e prover o sustento de suas famílias e os ciclistas, que utilizam um meio de transporte extremamente benéfico para as cidades, para que juntos lutem pela harmonia, segurança e igualdade no trânsito.