Fred Mariano é pego no doping e perde patrocínio da Caloi
O atleta de MTB Frederico Mariano foi pego em exame antidoping e está suspenso provisoriamente de todas as competições. O atleta apareceu na lista de casos de doping da UCI no dia 13 de maio, após testar positivo para EPO, hormônio usado para aumentar a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue, melhorando resistência e performance. A coleta foi feita durante a primeira etapa da Copa Internacional de MTB, realizada em Araxá, no dia 4 de março.
Após a divulgação na lista da UCI, a Caloi encerrou o contrato de Fred, e informou em nota: “Estamos cientes e surpresos com o envolvimento do atleta Fred Mariano, integrante da equipe Caloi Elite Team, em uma investigação de doping divulgada pela UCI (União Ciclística Internacional). Buscamos sempre o melhor para esporte brasileiro, provendo estrutura e suporte para que os atletas que estejam conosco se desenvolvam e representem bem a nossa marca e o nosso país. A Caloi desaprova veemente o envolvimento de seus atletas em casos de suspeita de doping, bem como possui como política não manter em seu time qualquer atleta que se envolva em casos dessa natureza.”
Outros dois atletas brasileiros do MTB também foram pegos no antidoping. Raphael Mesquita Mendes e Josemberg Montoya Nunes Pinho testaram positivo em 2015, durante a disputa do Brasil Ride. Confira a lista da UCI de atletas provisoriamente suspensos por doping, aqui.