A história e o significado da bike: um glossário ciclístico
A produtora Señal Colombia, que é responsável pela série de TV "Todo lo que vemos"; lançou recentemente mais um vídeo da série, onde eles mostram um pouco da história da bicicleta, em uma animação.
A produtora Señal Colombia, que é responsável pela série de TV “Todo lo que vemos”; lançou recentemente mais um vídeo da série, onde eles mostram um pouco da história da bicicleta em uma animação vetorial.
O vídeo começa definindo o que é uma bicicleta e falando das partes que a compõem. Segue falando da bike Celerífero, criada pelo francês Sivrac em 1690 e fala de suas principais características: ausência de guidão, quadro de madeira, rodas unidas por duas hastes e sem pedais.
A próxima da análise é a Draisiana criada pelo alemão Karl Drais em 1817 (veja o que a Renata Falzoni têm para falar dessa bike no link), magrela que possui características bem semelhantes a sua antecessora.
Seguindo a cronologia temos a bicicleta criada pelo escocês Kirkpatrick Macmillan em 1839, ela já possuia pedais e guidão; e em 1885 John Kemo Starley criou a Bicicleta de Seguridad, que introduzia a roda dianteira mais pequena e rolamentos de cadena; e foi a partir dela que se criaram os modelos de estrada (na década de 1960) e de mountain bike (na década de 1970).
Veja outras versões da história da bike nos links abaixo:
– A história da bike – versão animada.
– A história da bike – versão animada 2, agora com nomes e datas.