Ex-corretor abre a ‘Casa do Cicloviajante’, abrigo gratuito para ciclistas na Baixada Santista
"A Baixada Santista é uma região de passagem de muitos cicloturistas e eu sempre procurei ajudá-los dando abrigo nas casas que estavam vazias e sobre administração da imobiliária da família..."
Quem nunca sonhou em colocar os alforges na magrela e sair por aí conhecendo novos lugares e, principalmente, a si mesmo? Esse é com certeza uma desejo de todo ciclista, deixar a rotina de lado e só se preocupar em pedalar. Mas ao longo de uma viagem, algumas paradas podem ser necessárias e essas nem sempre estão planejadas.
Imagine então uma casa amiga do ciclista que está sempre de portas abertas para te receber, com chuveiro quente e wifi para atualizar as redes sobre as novidades da cicloviagem. Essa foi a ideia de Rafael Rizzato, um ex-corretor de imóveis que está idealizando e construindo a Casa do Cicloviajante em São Vicente, litoral paulista.
“A Baixada Santista é uma região de passagem de muitos cicloturistas e eu sempre procurei ajudá-los dando abrigo nas casas que estavam vazias e sobre administração da imobiliária da família da minha esposa.”, conta Rafael.
Rafael explica que foi ajudando Javier Colorado, um cicloturista que está fazendo a volta ao mundo de bicicleta, que a ideia se consolidou: “Hospedei ele em uma casa na região do centro que estava sem luz, mas por sorte ele conseguiu usar a biblioteca e os computadores de uma faculdade da região. Conversamos muito sobre outros lugares que recebem cicloviajentes ao redor do mundo e como seria legal conseguir consolidar essas minhas ajudas em uma casa permanente.”
O local ainda passa por reformas, mas já o idealizador do projeto já esá recebdeno os cicloviajantes interessados de braços abertos. “A casa ainda está sendo montada. A construção já existe, mas era usada só como depósito da imobiliária. Estou pintando e mobiliando o lugar, que inclusive só conta com uma tomada funcionando com a energia que o vizinho cedeu (risos).”
A hospedagem na Casa do Cicloviajante será gratuita, mas serão sempre bem vindas ajudas compatíveis com o que cada ciclista puder oferecer. “Não é preciso pagar para se abrigar na casa, mas ajudas sempre serão bem vindas, inclusive em forma de mão de obra ou com coisas para a casa”, explica Rafael.
Rafael Rizzato já alimenta uma paixão pelo ciclismo faz tempo e, além do novo projeto, ele é o principal organizador da prova Tour da Roça, uma competição similar ao Desafio Rural, só que em proporções mais singelas. “A Casa do Cicloviajante também será a sede do Tour na Roça, um ambiente de trabalho para eu organizar a prova”, conclui Rafael.
Já está com a mala pronta ou com a cabeça na estrada? Dá uma passada na Casa do Cicloviajante e aproveite mais esse lugar que recebe nós ciclistas com tanto amor.
Para entrar em contato com Rafael Rizzato, basta curtir e mandar uma mensagem para a página no Facebook da Casa do Cicloviajante.
Este vídeo mostra o inicio da reforma para instalação de uma casa de abrigo para cicloviajantes na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo, Brasil.
Publicado por Casa do Cicloviajante em Terça, 23 de fevereiro de 2016