• Home
  • Esporte
  • Mobilidade
  • Cicloturismo
  • Dicas
  • Renata Falzoni

Bike é Legal

  • Home
  • Esporte
  • Mobilidade
  • Cicloturismo
  • Dicas
  • Renata Falzoni
  • Home
  • Cicloturismo
  • Cicloturismo: Brasileiro leva a vida viajando pelo mundo de bike fixa
  • Cicloturismo

Cicloturismo: Brasileiro leva a vida viajando pelo mundo de bike fixa

Viajar pra mim é mais que descobrir novos lugares é me descobrir também. De bicicleta então você sente tudo de uma maneira mais forte. Na minha cabeça não é necessário largar tudo pra viajar por aí

  • Giuliana Pompeu
  • 2 de março de 2016
  • Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Apresento a vocês Pedro Vianna, um ciclista que resolveu se organizar para ao longo de toda sua vida viajar o mundo de bicicleta. Mas não com uma bike comum, com marchas e roda livre, mas sim com uma bike fixa, de relação única.

Ele já viajou pela Europa e daqui pouco mais de um mês embarca para o Japão. Vem conhecer essa história nas palavras e vídeos do próprio Pedro!

2016_03_01_t_12243145_437561136446634_7387241791133482907_n

Pedro Vianna e sua fixa / © Divulgação

Viajar pra mim é mais que descobrir novos lugares é me descobrir também. De bicicleta então você sente tudo de uma maneira mais forte. Na minha cabeça não é necessário largar tudo pra viajar por aí de bicicleta. Foi assim que eu comecei o meu projeto e cheguei até o Bike Myself. O meu intuito é compartilhar através de fotos, vídeos e relatos minhas experiências em busca do meu sonho de fazer viagens de bike por aí, e quem sabe te inspirar a realizar aquele teu sonho também. Eu acredito que se você tem foco é sempre possível realizar.

Minha próxima expedição é em abril no Japão mas antes tenho que contar como tudo começou:

Em meio às crises é quando aparecem as melhores oportunidades! Acredito nisso e, de certa forma, foi assim que começou minha relação e paixão por viajar de bicicleta. Durante um período da minha vida, eu me tornei tudo que não quero ser: uma pessoa acomodada, distante dos amigos e sem grandes desafios. Foi preciso o término de um relacionamento para eu voltar a ser quem sempre fui.

Após a aparente “bad news” eu assisti a um TED na minha universidade no qual o arquiteto Argus Caruso contou um pouco de sua volta ao mundo de bicicleta, e eu fiquei fascinado! Viajar sempre foi uma paixão, mas confesso que mesmo andando muito de bicicleta, nunca fui louco por pedalar. Meses se passaram desde essa palestra. Estava há um tempo me reencontrando quando descobri a bicicleta fixa. Testei a de um conhecido, vi uns vídeos e comprei a minha usada. Sabe aquele amor à primeira pedalada?! Foi tipo isso! Era o que faltava para eu finalmente resolver viajar de bicicleta!

Eu não tinha como simplesmente sair por aí viajando um ano ou dois, deixando tudo para trás; tanto por não ter grana, quanto por não ter terminado a faculdade. Mas eu precisava viajar de bicicleta mesmo assim. Resolvi então que iria de Barcelona até Roma passando pela costa sul da França, nas férias da faculdade. Busquei um estágio e comecei a juntar dinheiro com oito meses de antecedência. Pra me manter focado, dei um nome ao projeto e comecei a escrever sobre a minha preparação no blog que criei, o Eurofixie. Com ele, consegui parceiros que me ajudaram muito, principalmente na parte da preparação física, já que a bike fixa só tem uma marcha e eu precisava estar preparado para subir as ladeiras que viriam pela frente.

Depois de meses, finalmente chegou a hora da aventura! Desmontei a bike, arrumei tudo, peguei o voo e, sozinho, fui rumo a Barcelona. Após uns dias conhecendo e me encantando com a cidade, coloquei tudo na bicicleta e parti. Quando comecei a pedalar eu estava com medo e muito inseguro. No decorrer das pedaladas, fui me acalmando e entendendo como pedalar pode ser terapêutico. Estava preocupado por usar apenas o iPhone como mapa, GPS e computador, mas não tinha muito erro – era só olhar pro mar, ir para a esquerda e curtir a brisa no rosto.

Logo nos primeiros dias, encarei ladeiras que exigiram muita superação. O único conforto de uma subida é saber que logo vem uma descida. Minha viagem foi desenrolando e a experiência mais emocionante foi na Itália. O sol estava forte e uma subida muito íngreme me esperava. Com a perna direita empurrava o pedal pra baixo, com a esquerda puxava pra cima e vice versa. Alternando os braços a cada hora, eu puxava o guidão pra cima. Coloquei muita força pra vencer o percurso, o suor escorria por todo o corpo. Quando cheguei ao topo, a endorfina já estava alta e me emocionar foi inevitável. Foi uma mistura de felicidade, sensação de vitória, gratidão e todos os sentimentos bons impossíveis de serem expressados com palavras. Todo arrepiado e com lágrimas escorrendo pelo rosto, entendi que era esse feeling que eu procurava quando decidi fazer a viagem.

Fiz um vídeo mostrando os momentos de alegria, perrengues e lugares da Eurofixie:

A viagem foi incrível, a experiência mais emocionante que tive na vida! Mas depois de ter realizado o projeto, me deu um vazio. Fiquei pensando: e agora? Muitas pessoas entraram em contato comigo dizendo que leram minha história e que aquilo havia as inspirando a viajar de bicicleta também. Foi quando percebi que eu tinha que criar um projeto que pudesse também ajudar as pessoas a colocarem os sonhos pra acontecer, mostrar o que eu tenho feito pra tentar viver do meu sonho, e compartilhar de diversas formas minhas experiências nas viagens. Foquei em terminar a faculdade e comecei a estruturar um novo projeto de viagens de bicicleta que fosse vitalício.

Foi assim que tudo começou e deu origem ao Bike Myself, um projeto com vários capítulos. O primeiro foi a Eurofixie, e agora, em abril de 2016 estou partindo pro Japão para viajar 3 meses por lá. Estou louco pra mergulhar rumo ao desconhecido de novo, procurar novas sensações, me conhecer mais, aprender muito de uma nova cultura, passar perrengues e ter muitas alegrias. Vou com pouco dinheiro, muita vontade e sem falar japonês, eu gosto assim, pq se for tudo muito fácil, pra mim, não tem graça.

Dia 19 de abril estou partindo para minha expedição! Se quiserem acompanhar a viagem é só:
Curtir a página do facebook (www.facebook.com/bikemyself)
Seguir o instagram (www.instagram.com/pedvianna)
Se inscrever no canal do YOUTUBE (https://goo.gl/medNYe)
Acessar o site www.bikemyself.com “

  • Compartilhe
  • Tweet
Giuliana Pompeu
Giuliana Pompeu

Bikerrepórter do portal Bike é Legal, é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e Diretora do Documentário Ela Pedala. Tem experiência com estudos sobre uso da bicicleta nas cidades e as formas de manifestação da cultura do ciclismo, através do esporte e da ocupação dos espaços públicos. É uma ciclista urbana que busca por meio de seus textos e vídeos informar e aprender sobre as vantagens de se locomover de bicicleta. Além de uma entusiasta da mobilidade ativa, também acredita numa comunicação mais humana e libertadora.

Notícias relacionadas

Pedal a templo budista é sucesso em SP
Bike é Legal

Pedal a templo budista é sucesso em SP

  • 26 de agosto de 2014
Encarei a pior subida do Trilha do Queijinho, em Manaus
Cicloturismo

Encarei a pior subida do Trilha do Queijinho, em Manaus

  • 8 de janeiro de 2018
Caminho da Fé para se fazer sem pressa
Cicloturismo

Caminho da Fé para se fazer sem pressa

  • 16 de setembro de 2015
Pedal pela Rota do Cantagallo de MTB
Cicloturismo

Pedal pela Rota do Cantagallo de MTB

  • 9 de janeiro de 2019

Notícias recentes

Dicas
ME APAIXONEI PELA MINHA NOVA MTB – OGGI CATTURA

ME APAIXONEI PELA MINHA NOVA MTB – OGGI CATTURA

  • 1 de fevereiro de 2023
Esporte
AVANCINI CONTA OS SEGREDOS DE SUA NOVA BIKE

AVANCINI CONTA OS SEGREDOS DE SUA NOVA BIKE

  • 1 de fevereiro de 2023
Dicas
NÃO PEDALE NA RUA ANTES DESSAS DICAS!

NÃO PEDALE NA RUA ANTES DESSAS DICAS!

  • 30 de janeiro de 2023
Dicas
COMO ESCOLHER A ROUPA IDEAL PARA PEDALAR

COMO ESCOLHER A ROUPA IDEAL PARA PEDALAR

  • 30 de janeiro de 2023

Nas mídias sociais

Ciclo Ravena

Quem somos

O "Bike é Legal" é um portal sobre ciclismo, mobilidade urbana e sustentabilidade. Criado por Renata Falzoni, que pedala há 40 anos, o Bikeelegal.com mostra tudo sobre bicicleta: notícias, vídeos, fotos, artes, ideias, questionamentos, discussões e reivindicações, o site reúne ciclistas que são referências sobre o tema no Brasil.

© 2013-2024 Copyright Bike é Legal

  • Colabore conosco
  • Contato
  • Anuncie
  • Mapa do Site