A história da primeira corrida de bicicletas
A primeira corrida de bicicleta supostamente se deu em um percurso de 1200m, tendo acontecido em 1868 na Parc de Saint-Cloud, em Paris.
A história mais aceita sobre a primeira corrida de bicicleta conta que a prova se deu em um percurso de 1200m, em 1868 na Parc de Saint-Cloud, em Paris. A corrida teve como vencedor o inglês James Moore, que pedalou uma bicicleta de madeira com rodas de ferro. A bike está atualmente exposta no museu Ely, em Cambridgeshire, na Inglaterra.
Reprodução
James Moore (direita), ganhador da Paris-Rouen de 1869 e Jean-Eugène-André Castera (esquerda), corredor
Mas o Keizo Kobayashi fez uma extensa pesquisa tentando provar que a corrida de Moore não foi a primeira, alegando ter descoberto pelo menos outras cinco corridas de Velocípedes na França que precederam aquela. O historiador sustenta que essas corridas não tiveram tanto destaque na mídia, fazendo com que as competições caíssem no esquecimento.
As controvérsias e boatos não param por aí. Além destas outras cinco corridas pesquisadas por Kobayashi, também existem suposições de que outras duas provas teriam sido disputadas exatamente no mesmo dia daquela vencida por Moore, em 1868.
De acordo com Kobayashi, Edward-Charles Bon teria vencido uma corrida contra outros sete amadores envolvidos às 14h30 daquele dia. Os registro indicam para uma corrida de 1km, perocrrido em 2min e 40s e velocidade de 22,5 km/h.
Horas depois, Moore venceu cinco participantes com 2min e 35s, com velocidade de 23,2 km/h em 1km de percurso.
Em defesa ao seu avô, John Moore, o neto de James, afirmou:
“(…)um ano após a corrida de Saint-Cloud, é incrível que ainda dizem que ela foi falsa, ninguém (mesmo entre os outros ganhadores, espectadores e seguidores das corridas) tentou reclamar esta posição.(…)”
Apesar de todas as polêmicas, James Moore continua sendo reconhecido pela maioria como o primeiro vencedor de uma corrida de bicicleta em que se teve registro. Mesmo que outras corridas aparentemente extra-oficiais tenham ocorrido no mesmo dia ou até antes, não se tem nenhum registro consistente delas.