Meu pedal pala Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes!
Seguindo pela SP-066, a saída para a Estrada do Beija-flor fica a 5Km da estação, onde na própria Av. Francisco Rodrigues Filho (SP-066) é possível avistar uma placa que indica a Estrada do Beija-flor
O início da pedalada foi na estação Estudantes da CPTM rumo à Serra do Itapeti, via Estrada do Beija-Flor. Vista da cidade, a Serra do Itapeti lembra uma muralha, como se Mogi fosse uma cidade litorânea.
Felipe Pissi
Meu pedal pala Serra do Itapeti, em Mogi das Cruzes!
Seguindo pela SP-066, a saída para a Estrada do Beija-flor fica a 5Km da estação, onde na própria Av. Francisco Rodrigues Filho (SP-066) é possível avistar uma placa que indica a Estrada do Beija-flor.
Saindo da SP-066 até o cume da Serra do Itapeti (por este percurso), são aproximados 3,5Km de subida. Isso mesmo! A elevação aproximada neste trecho é de 250m, o que exigirá pernas bem descansadas e alongadas. O cume da serra tem altitude entre 900 e 1000m em relação ao nível do mar e, dependendo do horário em que estiver por lá, verá muita neblina. Enquanto no pé da serra a temperatura estava perto dos 21 ºC, lá no topo registrei 16.8ºC, com vento e neblina moderada. Vale lembrar que o percurso foi realizado por volta das 8h, num dia nublado.
Contudo, vale a pena! Conforme se sobe, é proporcionada uma visão parcial da cidade de Mogi das Cruzes, ar puro, mata nativa, plantação de eucalipto, além da sensação de liberdade. Ainda no percurso, encontrei uma pequena corredeira de água descendo a montanha e cruzando a estrada, contudo não posso afirmar se a água é potável. Logo, recomendo que o ciclista tenha uma garrafinha extra de água, pois trata-se de uma boa subida.
Felipe Pissi
Como se não bastasse o “visu”, depois da subida vem a descida. No percurso recomendado para mountain bike, a incrível descida conta com trechos de estrada pavimentada e em terra batida (úmida). Portanto, deve se ter cuidado para não se empolgar demais enquanto desce no asfalto e precisar frear nos trechos de terra batida escorregadia. Bom, entre ida e volta levei 1h30min, descontando as paradas para descanso, hidratação e fotos.
A Estrada do Beija-flor muda de nome e segue em direção à Rod. Ayrton Senna, sendo possível a continuação da pedalada, porém já são vistas construções rurais e o relevo já segue em uma altimetria mais baixa.