Férias de Bicicleta: escolha a melhor opção de rack para sua bike
Existem hoje no mercado marcas nacionais e importadas as quais atendem praticamente todos os veículos e bolsos, sendo possível transportar a maioria dos modelos de bicicleta existentes.
Com as férias e festas de final de ano é normal que as pessoas viagem mais e há um aumento expressivo na procura por este tipo de produto. Parece simples a escolha de um suporte específico para transportar a bicicleta, porém se o dono do automóvel não se atentar em alguns pontos importantes, aquela que seria uma aquisição para otimizar seu tempo e espaço, acaba se tornando uma imensa dor de cabeça, de forma que, se você adquire um produto no qual seja muito difícil o manuseio, não seja 100% adequado ao veículo, ou não garanta totalmente a segurança no transporte da bicicleta, a compra não valeu a pena.
Existem hoje no mercado marcas nacionais e importadas as quais atendem praticamente todos os veículos e bolsos, sendo possível transportar a maioria dos modelos de bicicleta existentes.
Vamos lá, sem falar sobre marcas específicas tanto de carros quanto dos devidos suportes, vou tentar ser bastante claro e objetivo nas informações, baseado na minha experiência orientando e instalando muitos racks em vários carros ao longo de anos.
Suportes de tampa traseira
Divulgação
Independente da marca, este modelo é um dos mais baratos. Ele é preso com fitas e uma espécie de “gancho” fixados nos vincos superiores e inferiores da tampa traseira do veículo, porém não tem o maior índice de aprovação, pelo fato de deixar a bicicleta localizada bem no campo de visão do vidro traseiro (na maioria dos carros) acaba dificultando alguma manobra do motorista. Além disso a maioria dos modelos vai tampar a placa e as luzes de sinalização do carro, o que pode acarretar em multas (existem suportes de luzes e placas que podem ser colocados eliminando este problema) e também pode exceder as laterais do carro. A praticidade também é um ponto falho neste modelo, visto que é preciso retirá-lo totalmente do veículo para ter acesso ao porta malas. Mas é uma excelente escolha para transportes rápidos dentro da cidade.
Suportes de engate
Divulgação
A maioria destes modelos de suporte é fixado somente na bola do engate e não há contato com nenhuma outra parte do carro, ficando suspenso.
Antes de procurar por este tipo de suporte é necessário instalar um engate de boa qualidade, o qual não balance muito verticalmente e pedir para que no ato da instalação o responsável fixe bem a bola do engate onde irá o suporte de bicicletas. Feito isso é hora de procurar o suporte.
Você encontrará basicamente dois modelos. Um deles é aquele modelo mais básico tipo “tesoura”, onde é necessário abri-lo para fixar na bola do engate e ficam duas barras paralelas suspensas onde a bicicleta fica pendurada pelo top tube (tubo superior). Assim como no anterior, também ficam tampadas as luzes de sinalização e a placa (problema que pode ser resolvido com um suporte para ambos), porém também excede na maioria das vezes o limite das laterais do carro e sendo necessária a remoção total do suporte para acesso ao porta malas do carro.
Outro modelo disponível para engate, tem uma base fixa, onde as bicicletas vão apoiadas como se estivessem no solo e as rodas afiveladas, além da fixação no quadro (com cadeado em alguns modelos). Este por sua vez é mais caro, mas já vem com suporte de luzes e placa embutidos, o que confere mais segurança e na maioria das versões permite o acesso ao porta-malas sem a necessidade de retirar as bikes.
Suportes de teto
Divulgação
Esse modelo também pode ser aplicado na caçamba de algumas caminhonetes
Este é o modelo que exige mais atenção na hora da compra e utilização. Normalmente é composto por barras e suportes da barra. As barras existem nas versões de aço e alumínio, aerodinâmicas (que não fazem ruído no transporte) ou convencionais (quadradas). Os suportes da barra por sua vez são específicos para alguns modelos de carro, sendo alguns presos na longarina do veículo, na coluna ou em pontos de fixação com parafuso no teto. Por este motivo, pode ser que precise trocar o suporte da barra quando trocar de carro.
Importante: Quando você for procurar por este tipo de suporte, o vendedor deve orientar qual a melhor solução e fazer a instalação. Uma vez que temos instalada a barra no teto precisamos da calha que irá de fato levar a bicicleta. A minha orientação é:
– Se sua bicicleta for de downhill e você não tiver uma caminhonete procure uma calha específica para este tipo de bike, pois ela é mais reforçada devido ao fato deste tipo de bike ser mais pesada e robusta.
– Bicicletas de ciclismo e triathlon ficam melhores em calhas onde a roda dianteira é removida e a fixação é feita no garfo. Além de deixar a bicicleta mais baixa ela fica mais estável.
– Bicicletas de mountain bike em sua grande maioria tem freios a disco e as vezes ficar removendo a roda dianteira toda vez que for necessário transportar não agrada a maioria dos usuários. Neste caso é melhor optar pela calha onde a bicicleta vai montada com as duas rodas afiveladas e um braço de fixação no quadro.
Nota importante: sempre que for instalar somente uma calha no teto do carro, instale do lado do passageiro. Dessa maneira o desembarque da bicicleta vai ser feito na maioria das vezes pelo lado da calçada, podendo evitar acidentes.
Agora é hora de você avaliar qual será a melhor solução para fazer seu transporte com segurança, independente do destino.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas pedalas a todos!