Alunos protestam em São Paulo. Assista aos vídeos!
Os bikerrepórteres Renata Falzoni e Felipe Meireles acompanham os protestos de alunos da rede estadual de São Paulo.
Os bikerrepórteres Renata Falzoni e Felipe Meireles acompanham os protestos de alunos da rede estadual de São Paulo.
Na manhã desta quinta-feira (03), diversos grupos de jovens espalhados pela capital paulista se manifestam contra a chamada reorganização do sistema de ensino proposta pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB), que deve fechar mais de 90 escolas em todo Estado.
A reportagem acompanha desde cedo o grupo que se concentra na avenida Faria Lima, na zona sul. Pouco após as 10h da manhã, os estudantes chegaram a fechar a via nos dois sentidos, na altura do cruzamento com a Cidade Jardim.
A chegada da Polícia Militar veio com bombas de efeito moral e a apreensão de ao menos três jovens, que foram levados para a delegacia em viaturas da polícia. Veja no vídeo:
Em meio ao corre-corre na avenida Faria Lima, um homem que se identificou como professor da rede pública se juntou aos alunos na manifestação. A PM chegou a ameaçar levá-lo à delegacia, mas o liberou em seguida. Assista:
Após ação da PM, manifestantes são dispersados e caminham em direção ao 15º DP, no Itaim Bibi, local para onde teriam sido levados os menores apreendidos. O grupo se concentra na rua Renato Paes de Barros até depois de meio-dia, pedindo “mais educação e menos violência”.
Já perto das 13h, os estudantes voltam à avenida Faria Lima, desta vez em frente ao Shopping Iguatemi. Os manifestantes ocupam as quatro faixas de rolamento da via, no sentido Itaim-Pinheiros.
Com as carteiras em punho, marca destas manifestações, os alunos caminham até a Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros.
Os protestos desta quinta-feira (03) não se restringiram à Faria Lima. Pela manhã no centro da cidade, a videorreporter Giuliana Pompeu acompanhou a ação da Polícia contra estudantes que ocupavam a rua Doutor Alburquerque Lins, próximo ao metrô Marechal Deodoro.
Ali, o uso de bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral por parte da PM até colocou fogo em uma motocicleta estacionada. Veja:
Fique ligado para acompanhar novos vídeos e informações aqui no Bike é Legal!