Ciclista profissional tenta ligar torradeira na força do pedal. Será que ele consegue?
O famoso ciclista olímpico Robert Förstemann batalha contra uma torradeira de 700 watz. Será que suas pernas de 74cm conseguem gerar energia o suficiente para criar uma torrada crocante?
Neste experimento, o alemão Robert Förstemann, especializado em ciclismo de pista, ‘batalha’ contra uma torradeira de 700 watts. Será que suas pernas de 74cm conseguem gerar energia o suficiente para fazer uma torrada bem crocante? A descrição do vídeo deixa a pergunta no ar…
Quanto de energia seria necessária para torrar a fatia de pão? É com essa frase que o vídeo começa, em seguida apresentando o atleta de 1,74m e 95kg e a torradeira de 700w. Com o experimento iniciado, o ciclista pedala o equivalente a uma média de 50 km/h, com inclinação inicial de 38º. Logo no início, as resistências da torradeira já estão incandescentes, com quase 700 watts sendo gerados.
O desafio vai aumentando quando o cansaço vai ficando mais forte e a inclinação mais difícil, mas no final o ciclista consegue torrar o pão.
Robert gerou 0,021 kWh e o pão ficou com a famosa cor dourada. Ele conta que não sabia quanta energia iria gastar para fazer a torradeira funcionar e que ficou surpreso com o quão difícil foi torrar o pão.
O vídeo conclui com as seguintes comparações: “Se foi preciso um Robert para torrar a fatia de pão, seriam 180 Roberts para ligar um carro e 43000 Roberts para fazer funcionar um avião…”