PE: Servidores Públicos vão ganhar folga se forem de bike ao trabalho
O servidor que adotar a bicicleta como meio de transporte para fazer o percurso residência-trabalho-residência poderá ter até um dia de folga por 20 dias úteis de deslocamento.
No final do mês de outubro, o Governo do Estado de Pernambuco anunciou uma medida de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte pelos servidores públicos do estado.
Andrea Rego Barros/Divulgação
Pedala PE: Servidores Públicos terão 1 dia de folga a cada 20 trabalhados de bike
O servidor que adotar a bicicleta como meio de transporte para fazer o percurso residência-trabalho-residência poderá ter até um dia de folga por 20 dias úteis de deslocamento. A portaria prevê a aquisição de bicicletas e equipamentos de segurança através de financiamento consignado em folha de pagamento, com limite de 8% de comprometimento salarial, junto a estabelecimentos previamente credenciados. O pagamento poderá ser feito em até 72 meses com juros de 2,9%. As vendas das bicicletas começam dia 16 de novembro.
Pedais sem ciclovias
Apesar da inovadora medida de incentivo ao uso das bicicletas no estado, Pernambuco ainda está muito atrasado quanto a infraestrutura voltada para o modal. O Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco, lançado em fevereiro de 2014, previa a construção de 590 Km de ciclovias, cortando as principais cidades da Região Metropolitana do Recife. Cerca de um ano de meio depois, nenhum quilômetro foi construído.
Confira abaixo o mapa cicloviário da Região Metropolitana do Recife: