Tour do Rio: Na primeira etapa, gringos colocam fogo em rivalidade antiga
Nesta quarta-feira (26), os espanhois Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) e Oscar Sevilla (EPM-UNE) cruzaram a linha de chegada à frente do pelotão...
Com um percurso de 158km do Rio de Janeiro até Angra dos Reis, o Tour do Rio 2015 começou mostrando que vai ter a reedição de uma rivalidade conhecida. Nesta quarta-feira (26), os espanhois Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) e Oscar Sevilla (EPM-UNE) cruzaram a linha de chegada à frente do pelotão, mas a decisão de quem ficaria no lugar mais alto do pódio gerou certa polêmica.
Tudo porque Veloso venceu a arrancada final contra o atleta da colombiana EPM-UNE, mas instantes após a chegada, a organização da prova constatou que o ciclista havia feito um desvio do trajeto oficial, logo nos metros finais da disputa. Os comissários decidiram, então, que Veloso foi beneficiado e deram o primeiro lugar a Sevilla. O tempo dos dois, 3h41min58seg, foi mantido.
Divulgação/Factoria
Ganhou, mas não levou: Veloso cruzou a linha de chegada à frente de Sevilla
Esse é mais um capítulo de uma rivalidade que já é praticamente clássica no Tour do Rio. Os dois travaram disputas emocionantes pela camisa amarela nas útimas duas edições. Sevilla foi bicampeão.
“Eu fui pela direita, o homem que estava indicando onde deveríamos seguir estava meio nervoso. Eu não sabia muito bem por onde tinha que ir, mas depois voltei para a faixa que tinha de estar. Os comissarios decidiram assim e não é o caso de entrar em polêmicas, mas fico um bocado triste porque penso que não mudou o resultado da corrida o fato de eu ter ido pelo outro lado. Acho que ganharia do mesmo jeito” explicou o resignado Gustavo Veloso, que se sagrou bicampeão da Volta a Portugal no mês passado.
“Os juízes determinaram que houve uma mudança na etapa. Veloso se equivocou e foi pelo lado errado e pelo regulamento eu fico com a primeira posição. Veloso é um grande amigo meu, um grande ciclista. É injusto, mas as normas são as normas”, disse Sevilla, que é tem dupla cidadania e vai tentar correr a Rio-16 pela Colômbia.
Divulgação/Factoria
Com a decisão dos comissários, Oscar Sevilla ficou com o posto de primeiro colocado do dia
Neste primeiro dia de corrida, o Tour passou por parte do caminho que será palco da prova de ciclismo de estrada das Olimpíadas no ano que vem, na Barra da Tijuca e parte da Serra de Grumari. Com largada na prórpia Barra, o trajeto de 158km seguiu à beira-mar passando por Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba antes de chegar a Angra.
Nome certo nos Jogos Olímpicos, Rafael Andriato bateu o pelotão para ser o melhor brasileiro da primeira etapa com a terceira colocação, 51 segundos atrás da dupla vencedora.
Outro destaque brasileiro foi João Gaspar, o “Canibal”, que é o primeiro dono da camisa branca de bolinhas pela liderança em montanhas. Ao lado do companheiro de equipe Kleber Ramos, o ciclista da Funvic/Carrefour/Soul é uma das esperanças brasileiras para bater os estrangeiros nesta sexta edição da prova.
Agora, o pelotão parte para a etapa mais longa dos cinco dias de Tour. Nesta quinta-feira (27), os atletas percorrem 175km desde Angra dos Reis até Valença, no norte do estado.