CPTM libera bicicletas nos trens em dias de semana
A nova regra vale a partir desta quarta-feira (19), Dia Nacional do Ciclista. Com a medida, os usuários podem entrar nos vagões pré-determinados a partir das 20h30, de segunda a sexta-feira.
Os ciclistas da Grande São Paulo vão contar com mais uma opção de intermodalidade em seus deslocamentos. Isso porque a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai liberar a entrada de bicicletas nos trens durante a noite nos dias de semana. A nova regra vale a partir desta quarta-feira (19), Dia Nacional do Ciclista.
Com a medida, os usuários podem entrar nos vagões pré-determinados a partir das 20h30, de segunda a sexta-feira. A liberação continua valendo também aos sábados desde 14h e domingos e feriados o dia todo, como acontece há quase oito anos.
Renata Falzoni
Com nova medida, bicicletas estão liberadas a partir das 20h30, de segunda a sexta-feira
Foi justamente essa experiência, iniciada em 2007, que deu a base para a ampliação dos horários agora. O metrô, também do Governo do Estado, já aceita bicicletas no meio de semana desde 2008.
Oficialmente, são permitidas quatro bikes por viagem, sempre no último vagão de cada trem. Os detalhes do regulamento podem ser encontrados no site da companhia.
Além da crescente demanda de usuários e entidades cicloativistas, houve um considerável aumento do uso das magrelas nos trens, segundo a CPTM. No ano passado, foram registradas 57.828 bicicletas nos trens, mesmo com os horários restritos. Em 2007, haviam sido 15.090.
A linha ‘campeã’ de uso é a 9-Esmeralda, que vai de Osasco até o Grajaú e atrai muitos ciclistas pela presença da ciclovia do Rio Pinheiros, paralela aos trilhos do trem. Confira o ranking completo:
Divulgação/CPTM