Que tal um presente biker nesses dias dos pais?
Se seu pai já tem bicicleta e gosta de pedalar, fica ainda mais fácil escolher um presente pra ele. Quem é ciclista SEMPRE irá gostar de ganhar um acessório para a bicicleta ou para seu vestuário.
Que tal presentear seu pai com um presente que nunca sai de moda, moderno, com muita tecnologia e de quebra ainda contribuir para a melhora da saúde física e mental dele? Com tantos benefícios (e eu nem citei todos) você deve imaginar algo muito caro, inacessível para a maioria presentear no dia dos pais. Pois não é!
Reynaldo Berto
Feliz dia dos Pais!
Estou falando da boa e tradicional BICICLETA! Se este for o seu presente escolhido eu vou lhe dar valiosas dicas para não errar na escolha independente da marca.
Não estou sugerindo que você transforme seu pai em um ciclista competidor de nível internacional, mas sim que você dê “a pedalada inicial”. Independentemente da idade dele e de como e onde ele irá pedalar.
Hoje no mercado encontramos bicicletas para todo tipo de uso e de bolso, mas antes de pensarmos no quanto vamos gastar, precisamos definir qual uso vamos fazer do equipamento, para assim tirar o máximo proveito do mesmo. Não existe aquele negócio de “quanto mais caro melhor!”. Depende do USO!
Hoje em dia o mercado evoluiu, as pessoas e o esporte evoluíram, com isso por mais normal e simples que soe a palavra BICICLETA é necessária muita atenção na hora da compra. Então vamos lá! Antes de mais nada defina qual uso irá fazer da bicicleta, não existe uma bicicleta que seja boa pra todas as situações. Para tal data costumo lidar com a dúvida de pessoas para dois tipos de pedaladas distintas:
1 – O que irá pedalar casualmente no condomínio ou no parque percorrendo curtas distâncias.
Nesse caso preza-se mais pelo conforto, nada de performance! Compre uma bicicleta de alumínio pois irá favorecer o peso da bike. Não necessariamente esta bicicleta precisa ter um amortecedor e se a bicicleta escolhida tiver marcha, não precisa ter mais do que 21 velocidades.
Opte por modelos com pneus mais largos (2.00 ou mais) e lisos (SLICK´S) ou então com cravos mais baixos, o que favorece uma rolagem mais solta. Selim de qualidade mais macio e com guidão e mesa mais elevados. Estes são pontos que favorecem uma postura mais conservadora do ciclista.
2 – Vai se exercitar com mais frequência ou atravessar a cidade pelas ciclo faixas e pelo trânsito percorrendo distâncias mais longas.
Para tal uso você precisará de uma bike que te leve um pouco mais rápido, mas nem por isso você precisa sacrificar o conforto. Aqui eu poderia até indicar uma mountain bike, mas como especificamente neste tópico eu estou imaginando um uso mais urbano do que off-road, a escolha ideal seria uma BICICLETA HÍBRIDA!
Em muitas regiões, pelo fato das pessoas ainda não terem a cultura do uso da bicicleta tão evoluída, talvez ainda não conheçam tal categoria de bicicleta. A híbrida procura reunir na mesma bicicleta o conforto de uma mountain bike, a agilidade de uma bicicleta urbana com um toque de velocidade das bikes de ciclismo.
Como?
Um modelo de qualidade de bicicleta híbrida sempre será uma bicicleta de alumínio e dentre as principais características destacam-se:
Rodas maiores (700c), o que favorece o conforto e manutenção da velocidade; Pneus totalmente lisos ou mistos (lisos ou com cravos baixos no meio e cravos maiores na lateral) nem tão largos quanto os de uma mountain bike e nem tão finos quanto os de uma bicicleta de ciclismo; Suspensão dianteira com trava (item que favorece o uso urbano) e com pouco curso de funcionamento (65mm); Geometria de mountain bike; Selim e manoplas ergonômicas.
Esta é a categoria de bicicletas mais versátil para tal uso.
Independente da bicicleta, ou de como e onde seu pai irá pedalar é importante que você procure um lojista confiável o qual saiba lhe orientar quanto ao uso e principalmente a indicação do tamanho da bicicleta, visto que não há regra definida. Conforme a variação de marca, modelo e modalidade variam-se também as geometrias dos quadros.
Se seu pai já tem bicicleta e gosta de pedalar, fica ainda mais fácil escolher um presente pra ele. Quem é ciclista SEMPRE irá gostar de ganhar um acessório para a bicicleta ou para seu vestuário, e para isso temos uma extensa lista, a qual meu primeiro item listado sempre e o CAPACETE.
Engana-se quem pensa que o capacete é coisa só de ciclistas competidores que andam em altas velocidades. Pode soar meio assustador, mas o capacete no uso urbano pode fazer a diferença entre voltar pra casa ou não. Além de que, é perceptível o aumento de respeito dos motoristas e até mesmos de pedestres para com ciclistas que usam este item.
Os acessórios mais comuns para presentear qualquer ciclista e que podem ser encontrados facilmente em um bike shop de qualidade são: CAPACETES, LUVAS, CAMISAS, BERMUDAS, ÓCULOS, SAPATILHAS, LUZES SINALIZADORAS, GARRAFAS TÉRMICAS, CICLO COMPUTADORES, BOLSAS DE SELIM, BOMBAS, INJETORES DE CO2, KITS DE REMENDO, ETC…
Se você não sabe o que comprar, você pode pedir para que o lojista faça um VALE PRESENTE assim seu pai ará até a loja e escolherá. Algumas lojas oferecem também o serviço de BIKE FIT. Porque não presenteá-lo com uma avaliação. No caso do BIKE FIT dê preferência por um profissional educador físico com CREF.
Como vocês podem ver, opções não faltam e a bicicleta é uma pedida bem legal, visto que não é somente um bem material. O retorno emocional e resultados da saúde superam qualquer investimento.
Espero ter ajudado. Aproveite e pedale com seu velho neste dia dos pais. Aproveite estes deliciosos momentos ao lado dele. Ótimo dia dos pais a todos! Abraços !