Três exercícios para prevenir dores nas costas ao pedalar
O ato de andar de bicicleta, faz com que as costas fiquem em uma posição que não é natural, causando tensão em alguns músculos. Aprenda alguns exercícios que podem evitar essa dor.
Quem pedala, normalmente acaba sentindo dor nas costas, ao menos algumas vezes. O ato de andar de bicicleta, faz com que as costas fiquem em uma posição que não é natural, causando tensão em alguns músculos. Mas existem algumas soluções para isso.
Uma das soluções é contratar um serviço, ou especialista em bike fit (ergonomia entre a bike e o ciclista); que irá ajustar a altura e o tipo do selim, o tamanho da mesa, a posição do pé nos pedais e alguns outros ajustes finos que podem ser cruciais para uma pedalada confortável.
Outra solução que pode ajudar, é fazer exercícios que preparem o corpo para atividades com as magrelas, principalmente alongamentos. Pensando nisso a equipe do Cyclingweekly produziu um vídeo, onde ensina três exercícios de alongamento, que podem ajudar a prevenir a tal dor nas costas.
“Se o seu corpo não está condicionado, não irá demorar muito para a dor aparecer, com o corpo compensando e se adaptando ao estresse que está sendo submetido.”
Rob Hicks, editor geral da empresa Health & Fitness (Saúde e Forma), fazendo o papel do atleta se exercitando; e Matt Rabin, o quiroprata da Cannondale-Garmin, mostram os três exercícios de prevenção, sugerindo alongamentos diários antes e depois das pedaladas:
1 – O primeiro exercício é chamado de “o fundador”, que ajuda a fortalecer os músculos das costas, glúteos e partes posteriores das coxas. De acordo com as instruções de Matt, deve-se afastar os pés, alinhando-os com os ombros; endireitar as costas; soltar os joelhos (sem dobrá-los); em seguida inclinar o dorso para frente, mantendo as costas eretas e finalmente esticar os braços, tocando as pontas dos dedos acima da cabeça, esticando os braços ao máximo. Deve-se manter nessa posição por 10 segundos e repetir o exercício 3 vezes.
2 – O segundo exercício, chamado de “o pica pau”, ajudando na criação de fibras nos músculos dos glúteos. Dando um passo, a pessoa deve manter o joelho da frente apenas um pouco flexionado, de modo que consiga enxergar o peito do pé; nesta posição a pessoa estica os braços, tocando a ponta dos dedos, inclinando levemente para frente e deixando o pé de trás sair do chão; novamente mantendo-se nessa posição por 10 segundos e repetindo 3 vezes a atividade em cada perna.
3 – O último exercício apresentado pela dupla, chama-se “a prancha”, descrito por Matt como o melhor exercício para estabilizar as costas; ajudando a estabilizar os músculos que conectam a parte superior, com a inferior do corpo. Deitada de bruços a pessoa se apoia nos cotovelos e mantém o resto do corpo suspenso por um minuto, mantendo um linha reta entre as pernas, costas e pescoço. Repetindo esse exercício por 3 vezes.
“Lembre-se, você pode pedalar uma bike confortavelmente e mais importante, sem dor.”