TdF: Froome é pressionado por Quintana e espectador cospe no camisa amarela
Como já havia acontecido em outra etapa deste Tour, Froome foi hostilizado por alguns espectadores durante a corrida.
O atual campeão do Tour de France pode até estar virtualmente fora da briga pelo título, mas nesta sexta-feira (24) Vincenzo Nibali teve seu dia de sucesso. O italiano venceu a décima-nona etapa escapado e agora briga por um lugar no pódio da classificação geral.
A grande emoção da prova ficou para o final, com Nairo Quintana atacando Chris Froome (Sky) a 5km da linha de chegada para tirar 30 segundos do britânico. Como a corrida de domingo, em Paris, é trabalho para os velocistas, o colombiano da Movistar terá a última chance para surpreender Froome neste sábado (25), com a icônica Alpe d’Huez no caminho. A tarefa, entretanto, não é simples. Quintana ainda está 2min38segundos atrás do camisa amarela. Veja o momento do ataque de Quintana:
This is the Quintana attack we’ve been waiting for #sbstdf
This is the Quintana attack we’ve been waiting for
Posted by SBS Cycling Central on Sexta, 24 de julho de 2015
“Eu esperava abrir uma vantagem maior sobre o Froome, mas ele contra-atacou mais forte do que pensei. Eu continuarei lutando e vamos ver o que podemos fazer. Fizemos o que podíamos e Froome está muito forte, mas pelo menos tentei. Tentarei de novo amanhã, vamos ver como ele estará, quem saiba possa vencer a etapa pelo menos”, disse Quintana.
“Amanhã é a etapa mais aguardada do Tour desse ano, vai ser épico. Seria um enorme sonho (vencer na Alpe d’Huez), mas tenho que me preocupar com um pequeno colombiano antes”, disse Froome após a etapa.
Como já havia acontecido em outra etapa deste Tour, Froome foi hostilizado por alguns espectadores durante a corrida. Num momento, um senhor chegou muito perto do ciclista fazendo gesto de “banana” com os braços, quase tocando o atleta. Já na subida final, outro homem na beira da estrada cuspiu em Froome, como é possível ver no vídeo abaixo:
So DISGUSTING! A hater SPITS at @chrisfroome -Sad for @letour and cycling in general! @TeamSky #TDF15 #RespectTheRace pic.twitter.com/8iPQTNUizS
— TV 2 SPORT (@TV2SPORTdk) July 24, 2015
A um passo do título, Froome precisou encarar acusações e boatos sobre um possível doping após a décima-etapa, em que o britânico conseguiu abrir a vantagem que o deixou com a camisa amarela até aqui. Segundo jornalistas presentes, o ciclista cruzou a linha de chegada hoje bastante irritado com o comportamento dos fãs.
Nibali se redime
O inicio da etapa foi uma demonstração de que os adversários de Froome iriam apostar as últimas fichas para reduzir a vantagem do camisa amarela. Na primeira das quatro montanhas do dia, ataques de Contador, Valverde e Nibali já davam uma ideia do que vinha pela frente.
Perto do topo da ‘Col de la Croix de Fer’, Froome teve problemas mecânicos e chegou a descer da bicicleta. Apesar do britânico ter logo se conectado ao grupo dos adversários, neste momento Vincenzo Nibali aproveitou para atacar.
“Tive que parar para tirar uma pedra presa e, infelizmente, foi aí que Nibali decidiu atacar. Tenho certeza que ele olhou, viu que eu tinha problemas e atacou. Na minha opinião, isso não se faz com o líder da corrida, é uma atitude antidesportiva”, reclamou o camisa amarela.
Discussões éticas à parte, Nibali precisava dar uma resposta na competição, já que vinha tendo uma desempenho abaixo do esperado e, por vezes, não conseguia manter o ritmo dos líderes.
Competente na descida, o italiano abriu quase dois minutos para o camisa amarela e alcançou Pierre Rolland (Europcar), que liderava a prova na fuga. Com um novo ataque na subida final, Nibali abriu vantagem para vencer a etapa escapado, 44 segundos à frente do segundo colocado, Nairo Quintana.