Projeto de bike sharing é inaugurado em condomínio empresarial em São Paulo
Com 4 bicicletas elétricas e 6 bicicletas urbanas, uma estação de compartilhamento de bikes foi implantada no subsolo de condomínio empresarial localizado na Zona Sul de São Paulo.
Com 4 bicicletas elétricas e 6 bicicletas urbanas, uma estação de compartilhamento de bikes foi implantada no subsolo de condomínio empresarial localizado na Zona Sul de São Paulo.
O projeto de bicicletas compartilhadas instalado em um condomínio de escritórios foi inaugurado em junho e é pioneiro na utilização de uma estação de bike sharing em prédios corporativos.
Localizada no subsolo, juntamente com vagas de carros, a estação com 10 bicicletas, entre elétricas e urbanas, está à disposição dos colaboradores das empresas que ocupam os prédios e podem utilizar as bikes por até 2 horas ininterruptas gratuitamente.
Carolina Rivas
Estação de bike sharing localizada no subsolo do lado do bicicletário
Já reconhecido mundialmente como empreendimento imobiliário sustentável, o condomínio Rochaverá que reúne cerca de 9 mil pessoas diariamente em seus prédios, possui o mais importante critério de identificação de imóveis verdes do mundo, a certificação LEED (Leadership in Energy And Environmental Design).
Os objetivos da iniciativa em disponibilizar as bicicletas são diminuir a circulação de veículos na região e aumentar a rapidez e eficiência dos deslocamentos durante o período de trabalho.
Carolina Rivas
Estação com 10 bicicletas localizada no subsolo do condomínio
Com 185 pessoas cadastradas e 51 viagens realizadas após um mês da inauguração, já é possível considerar que oferecer as bicicletas como opção de transporte está facilitando o dia a dia das pessoas que trabalham no condomínio. A colaboradora de um dos escritórios locatários, Alessandra do Nascimento, já tinha o costume de ir a academia na região durante seu horário de almoço, agora utiliza as bicicletas para realizar o trajeto de ida e volta e, segundo ela, além de já chegar a academia com o corpo aquecido devido as pedaladas, tem economizado metade do tempo que levava para fazer este mesmo trajeto a pé, “consigo ficar mais tempo malhando”, diz ela. “Acreditamos que este projeto representa um divisor de águas na mobilidade por bicicleta, pois marca o envolvimento da administração de um edifício comercial pelo uso deste tipo de modal pelos colaboradores”, afirma Pedro Monteiro, sócio da Compartibike, empresa que opera o sistema.
Carolina Rivas
Totem da estação com as instruções para empréstimos das bikes e bicicletário ao fundo
Pode-se considerar que o condomínio corporativo é “amigo do ciclista”, pois além da estação de compartilhamento, o local possui também um bicicletário e vestiários feminino e masculino. O bicicletário possibilita que as pessoas que vão ao trabalho com suas próprias bicicletas, as estacionem em segurança. O local funciona 24 horas, possui 160 vagas e, atualmente, há 447 pessoas cadastradas para utilização. Os vestiários estão equipados para oferecerem aos ciclistas praticidade e conforto como armários com trancas e chuveiros.
Carolina Rivas
Bicicletário oferece 160 vagas
O colaborador de uma das empresas do condomínio, Otávio Araújo, já utilizava o bicicletário diariamente para estacionar sua bike que usa no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa. Antes das bicicletas compartilhadas, ele almoçava todos os em dias em algum dos restaurantes da região, agora ele utiliza a bicicleta elétrica para ir almoçar em casa, “ganhei mais tempo de almoço e ainda economizo meu vale-refeição”, diz Otávio.
Ações como esta, que oferecerem infraestrutura para os ciclistas utilizarem ou guardarem suas bicicletas, estimulam cada vez mais pessoas a usarem a bicicleta como meio de transporte ao trabalho.
Quer começar a ir de bike para o trabalho? A organização Bike Anjo pode te ajudar com dicas e até mesmo te acompanhar nas primeiras pedaladas.