Uau! Froome engole adversários na primeira montanha do Tour de France
Com um ritmo impressionante nos Pireneus, o britânico foi o vencedor do dia nesta terça-feira (14).Veja a subida impressionante de Froome neste vídeo.
Na primeira etapa de montanha do Tour de France 2015, Chris Froome deu um show na subida e abriu mais de um minuto de distância para todos os concorrentes na classificação geral. Com um ritmo impressionante nos Pireneus, o britânico foi o vencedor do dia nesta terça-feira (14).
Atual campeão do Tour, Vincenzo Nibali (Astana) sobrou na montanha e vê suas chances de título diminuírem neste ano. Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) também não conseguiu acompanhar o ciclista da Sky.
“Foi inacreditável, eu realmente não conseguia acreditar quando os grandes nomes foram ficando para trás. Minha equipe fez uma grande etapa”, disse Froome. Um pouco mais próximos ao vencedor, Richie Porte (Sky) chegou em segundo lugar, com Nairo Quintana (Movistar), outro candidato ao título, na terceira posição.
Divulgação/ASO
A prova
Nesta décima etapa, o pelotão percorreu 167km desde Tarbes até La Pierre Saint-Martin, próximo à fronteira da França com a Espanha. Nos 15,3 quilômetros finais da prova, os ciclistas começaram a encarar os Pireneus, numa montanha com inclinação média de 7,4% e alguns bons picos de 14% a 15%.
Durante boa parte da corrida, dois atletas conseguiram manter uma fuga que chegou a ter 11 minutos de vantagem sobre o pelotão. Só que na hora de subir La Pierre de San-Martin, Pierrick Fedrigo (Bretagne-Seche) e Kenneth Van Bilsen (Cofidis) foram alcançados.
E aí começou a primeira briga em montanha deste Tour.
Com a Movistar ditando o ritmo, Nairo Quintana ficou em boa posição na primeira metade da subida, mas quem surpreendeu – negativamente – foi outro dos grandes favoritos ao título. Vincenzo Nibali ficou logo para trás e não conseguiu se recuperar até a linha de chegada, tomando um prejuízo de mais de quatro minutos. Thibaut Pinot e “Purito” Rodriguez foram outros que sobraram.
Faltando 7km, Richie Porte e Chris Froome atacaram, sendo que apenas Quintana conseguiu acompanhar e até Alberto Contador acabou sobrando. Na sequência, Froome disparou num ataque sensacional para não ser mais alcançado.
Agora, o britânico abre uma boa vantagem em relação aos principais adversários. Só hoje foram 1min04seg para Quintana, 2min51 para Contador e 4min25 para Nibali. Na classificação geral, Froome ostenta 2min52 para o segundo colocado, Tejay Van Garderen (BMC). Quintana é o terceiro. Veja resultados completos aqui.
A décima-primeira etapa do Tour de France vai ter mais uma chegada no alto, com 188km de Pau até Cauterets. Será o segundo dos três dias em que a prova deste ano tem como principal cenário os Pireneus. No meio do caminho, o pelotão passa pelas duríssimas Col d’Aspin e Col du Tourmalet.