Salvador ganha primeiras mini-oficinas públicas para bikes
Um totem com ferramentas para reparos, além de bomba para calibrar os pneus, uma iniciativa pioneira em espaços públicos no Brasil que permite realizar estes serviços de forma rápida e gratuita.
A cidade de Salvador ganhou na semana passada sua primeira estação de Bike Pit Stop. Um totem com ferramentas para reparos e ajustes, além de bomba para calibrar os pneus das bicicletas, uma iniciativa pioneira em espaços públicos no Brasil que permite realizar estes serviços de forma rápida e gratuita.
Divulgação
Bike Pit Stop
O equipamento, que contará com 40 estações em toda a cidade até o final do ano, contribui para a segurança dos ciclistas evitando acidentes, pois permite a realização de manutenção geral das bicicletas. Os primeiros equipamentos já começaram a ser instalados nesta quinta-feira (09) na Barra, na Rua Dias D’Ávila, e em Ondina, próximo ao Quartel da Aeronáutica.
A instalação dos Bike Pit Stops, que funcionarão 24 horas por dia, é do Movimento Salvador Vai de Bike, com o apoio da iniciativa privada, por meio de parceria com o Banco Itaú. Os equipamentos serão instalados pela Secretaria de Manutenção (Seman) em pontos estratégicos da capital baiana.
“Estamos sempre buscando oportunidades de inovação para estimular cada vez mais o uso da bicicleta em nossa cidade. Esses equipamentos são utilizados em algumas cidades ao redor do mundo, mas os que teremos aqui foram completamente desenvolvidos por empreendedores locais”, ressaltou o presidente da Saltur e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington.
O ciclista Daniel Bagdeve, que também é proprietário de uma empresa de entregas rápidas feitas de bicicleta, a Já Fui de Bike, apoiou a iniciativa e já testou sua bicicleta no totem da Barra. “As ferramentas são de qualidade e o suporte facilita bastante a realização de pequenos reparos. O conjunto será muito útil para quem ainda não tem ferramentas ou se depara com problemas quando já está pedalando na rua. Salvador está inovando com essa solução que vemos em cidades conhecidas pelo grande número de ciclistas. Eu usarei muito”, comemorou.