TdF: Após chegada sensacional na subida, Froome assume a camisa amarela
O Tour de France 2015 apenas começou, mas a camisa amarela já é de um dos favoritos ao título.
O Tour de France 2015 apenas começou, mas a camisa amarela já é de um dos favoritos ao título. Na manhã desta segunda-feira (06), Chris Froome assumiu a liderança geral ao cruzar a linha de chegada em segundo lugar na etapa, que percorreu 159,5km entre Anvers e Huy, na Bélgica.
Joaquim Rodriguez, da Katusha, foi o vencedor do dia após arrebentar no ‘Mur de Huy’, subida que tem 1,3km de extensão a pesados 9,6% de inclinação e termina na linha de chegada. Veja o quilômetro final da emocionante disputa no vídeo:
Uma queda que envolveu mais de 20 ciclistas também marcou esta terceira etapa, sendo que o então camisa amarela Fabian Cancellara (Trek) foi um dos prejudicados e outros três atletas tiveram que dizer adeus ao Tour. (veja o vídeo e saiba todos os detalhes da queda neste outro post)
Rei do Mur de Huy
Apesar da mancha causada pelo acidente, o grande momento do dia aconteceu mesmo onde era esperado: o quilômetro final da subida do Mur de Huy, já conhecido no calendário do ciclismo pela prova clássica “Flèche-Wallonne”.
E quem sabia mesmo os detalhes de cada curva da ladeira era o espanhol Joaquim Rodriguez. Atual campeão da Fleche-Wallonne, o atleta da Katusha surpreendeu até Chris Froome com um ataque sensacional na subida e venceu a etapa com tempo de 3h26min54seg.
“É um momento especial pra mim. Já conhecia bem a ‘Mur’ e sabia que tinha pernas para vencer hoje. Foi uma etapa muito, muito dura e ainda bem que não me envolvi na queda”, disse Rodriguez, que chega a sua segunda vitória em Tours.
Aquele que travou os mais belos momentos da disputa com o espanhol saiu no lucro. Chris Froome foi beneficiado por seis segundos de bônus pela segunda colocação e agora é o líder na geral. Alexis Vuillermoz (AG2R) completou o pódio no terceiro lugar.
“Eu não acordei hoje pensando na amarela, é realmente uma surpresa. Tenho que agradecer muito a meus companheiros de equipe, que sempre me deixaram na frente da corrida”, disse Froome.
A principal surpresa foi a falta de fôlego de Alberto Contador para acompanhar o ciclista da Sky. Deixado para trás na subida decisiva, o espanhol da Tinkoff-Saxo cruzou a linha em 12º, 18 segundos após Rodriguez e agora está 36 segundos atrás de Froome na classificação geral.
Na etapa, Vincenzo Nibali (Astana) foi o sétimo e acumula 1min38seg de desvantagem em relação ao camisa amarela, enquanto Nairo Quintana (Movistar) amarga 1min56 atrás de Froome. (confira os resultados detalhados aqui)
Gostinho de Paris-Roubaix
Agora, os ciclistas partem para uma quarta etapa que requer muita atenção, mas deve ser um show para os fãs. Ao longo do trajeto de 223,5km, o pelotão encontra trechos da também clássica prova Paris-Roubaix e, claro, seus paralelepípedos. Largando de Seraing (Bélgica) a caravana do Tour, enfim, entra na França e segue até a cidade de Cambrai.