Superação, Adaptação e Força de Vontade: isso define Mauro Nohara
Mauro sempre tentou manter uma vida ativa. A handbike fez com que ele continuasse ainda mais com essa filosofia. O atleta treina constantemente, participa de competições sempre com muita disciplina.
Você já tentou superar algum limite? Ou se conformou em não enfrentá-lo? Eu conheci pessoas que transformaram seus relativos limites, em verdadeiras oportunidades, graças aos esportes adaptados! Dentre eles, o ciclismo por meio da Handbike!

Mauro Nohara / © Arquivo pessoal
“Acorde, e levante – se! São 5h da manhã. Você não consegue alcançar o despertador antes da voz de dentro da sua cabeça começar a dizer que ainda está muito cedo, muito escuro e muito frio para sair da cama. Seus músculos ainda estão doendo, fingindo não ouvir o comando do seu cérebro dizendo: Mexam-se! Uma legião unânimes de vozes está gritando que você tem permissão para apertar o botão soneca e voltar para a Terra dos Sonhos. Mas você não pediu a opinião das vozes. A voz que você escolheu foi a do desafio! Então, sente-se, coloque os pés no chão, e não olhe para trás porque nós temos um trabalho a fazer!
Bem-vindo à luta!
(…) Você está em uma luta contra um adversário aparentemente invencível. Você pode senti-lo em seus calcanhares, não? Você sente a respiração dele perto de você, certo? Você sabe de onde isso vem? Isso é você! Seus medos, suas dúvidas, e sua insegurança, todos alinhados como um batalhão, pronto para lhe tirar da luta! Mas, não pare de acreditar! Mesmo que esse batalhão não seja facilmente derrotado, ele na verdade está longe de ser invencível! Lembre-se: essa é a luta, é a batalha real entre você e sua mente, seu corpo e aquela voz no seu ombro dizendo: Isso é só um joguinho, uma perda de tempo, seus adversários são mais fortes que você.
Cale essa voz de incerteza com o som do seu próprio batimento cardíaco. Queime as suas dúvidas com a fogueira que sai de dentro de você. Lembre-se porque você esta lutando, e nunca esqueça que a inércia atua cruelmente, ela pode virar o seu jogo após um mínimo erro, ela sempre está procurando pelo ponto fraco na sua armadura: aquela coisinha boba da qual você esqueceu-se de se preparar. E quando as suas incertezas estiverem lá, a questão permanece: Isso é tudo o que você tem para dar? E quando a resposta for sim, quando você fez tudo o que podia para se preparar para a batalha, agora é hora de ir em frente e encarar o seu inimigo de maneira franca. Seu inimigo interior. Somente agora você pode travar aquela batalha em território aberto e hostil. (…) A vitória é a única coisa que pode te deixar vivo! Então, acredite naquela voz que diz que você pode ir mais rápido, que você pode puxar mais forte. Para você, as leis da física são somente uma mera sugestão.
Vitórias e derrotas são comuns, mas o empenho pode ajudar, e ninguém pode julgar o empenho porque o empenho é entre você e você!
Se o amanhã não fosse prometido, quanto você daria de si mesmo hoje? Todo dia é um novo dia, toda manhã é uma nova manhã, e agora você tem que ir lá pra fora e mostrar que você é uma pessoa diferente do que você era há cinco minutos.
(…) Viva o seu legado e vá o mais longe que puder!
ENTÃO, ACORDE E LEVANTE-SE! “. É isso que me faz acordar e ir à luta todos os dias”. (Mauro Nohara)
Mauro sempre tentou manter uma vida ativa. A handbike fez com que ele continuasse ainda mais com essa filosofia. O atleta treina constantemente, participa de competições sempre com muita disciplina e dedicação.
O campeonato Brasileiro (Copa Brasil de Paraciclismo) foi o fato esportivo que mais lhe marcou, ficou em 3° lugar na prova de Contra o Relógio Individual – CRI, e em 3° lugar na prova de Resistência. Seu grande objetivo é ser convocado para representar o Brasil no Mundial (World Cup Paraciclismo e Paralimpic Games).
Segundo ele, um dos maiores desafios para os handbikers, é encontrar um bom lugar para treinar. O rapaz detalhou outra dificuldade bem comum entre os atletas da modalidade: a aquisição de patrocinadores. Porém, exaltou que o paraciclismo vem crescendo cada vez mais. Disse ainda que no exterior, os níveis de competição são maiores devido ao investimento que o esporte possui.
Quando o assunto é acessibilidade, Mauro informa que a melhora existente no Brasil está mais concentrada em hospitais, shoppings e centros esportivos, isto é, em estabelecimentos de grande fluxo. As calçadas, segundo o próprio, é uma área onde necessita de investimentos importantes. Além disso, o handbiker destacou a importância de uma ampliação do transporte público adequado às pessoas com necessidades especiais. Ao final, sugeriu que todos os tipos de estabelecimentos deveriam ter rampa de acesso à cadeira de rodas.
Confira as outras histórias de superação da série de Daniel Ayala!