Renato Rezende é campeão pan-americano de BMX
O ciclista Renato Rezende sagrou-se campeão pan-americano de BMX neste último final de semana, em evento realizado na cidade chilena de Santiago.
O ciclista Renato Rezende sagrou-se campeão pan-americano de BMX neste último final de semana, em evento realizado na cidade chilena de Santiago. A competição contou com eventos no sábado e no domingo, tendo o atleta brasileiro conseguido a segunda e primeira colocação, respectivamente.
Demonstrando excelente forma física e técnica, Renato dominou todas as baterias do sábado, vencendo também as quartas de final e semifinal. Na final, após enfrentar contratempos na primeira reta da pista, saiu na terceira colocação, mas logo ultrapassou o segundo colocado. Na reta final, o adversário que estava em sua dianteira realizou uma manobra questionável, atirando sua bicicleta na direção do piloto brasileiro. Apesar da contrariedade de todos os presente no evento e da indignação de Renato Rezende, a arbitragem considerou a manobra legal, o que determinou a segunda colocação para o brasileiro.
Sobre o acontecido, Renato demonstrou seu aborrecimento, mas manteve o espírito esportivo que lhe é característico: “ao meu ver a manobra do meu adversário foi absolutamente irregular, o que pode ser comprovado pela filmagem do evento e confirmado pela indignação do público presente. No entanto, sou um atleta profissional e tenho que estar preparado para este tipo de adversidade, por isso me motivei ainda mais para o segundo dia de disputa”, afirmou.
No domingo, determinado a sair como o legítimo vencedor da competição, Renato Rezende teve um dia impecável. Assim como no dia anterior, venceu as baterias, as quartas de final, e a semifinal, mas não deu chance para qualquer adversário na final. Largando à frente de todos, dominou a volta de ponta a ponta, cumprindo seu objetivo e saindo como o grande campeão do final de semana.
Com o sentimento de dever cumprido, o atleta declarou: “estou muito satisfeito com o resultado dos meus treinamentos, e tenho me sentido muito bem, tanto física como tecnicamente. Fico muito feliz pelo fato de o resultado alcançado poder comprovar isso. Além disso, me alegra muito ver que estou conseguindo superar as dificuldades que tenho, principalmente em relação à largada. Saí na frente na maioria das baterias, e devo dividir o mérito dessa evolução com toda a minha equipe multidisciplinar”.
Depois de cumprir os objetivos traçados para a competição, Renato Rezende embarca para o Brasil, onde seguirá seu plano de treinamentos. A próxima competição do piloto será o evento preparatório para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que neste ano acontecerá em Toronto, no Canadá.