Ciclismo Artístico, a beleza de dançar em cima da magrela
Há mais de 200 anos, o Ciclismo Artístico começou a modelar as pedaladas de norte-americanos, mas foi só em 1888 que uma primeira competição (ainda não oficial) foi organizada nos EUA.
Há mais de 200 anos, o Ciclismo Artístico começou a modelar as pedaladas de norte-americanos, mas foi só em 1888 que uma primeira competição (ainda não oficial) foi organizada nos EUA. Durante quatorze anos, depois de oficializada em 1956, a competição foi restrita aos homens, só sendo aberta as mulheres em 1970.
Divulgação/womenscycling.ie
A modalidade de ciclismo faz parte da categoria Indoor, reconhecida pela União Ciclística Internacional. As competições podem ser disputadas de forma individual ou por equipes de até quatro atletas.
O esporte ainda não tomou muito as terras sul-americanas, mas em países europeus é bastante popular. A Alemanha por exemplo, é o país com mais títulos conquistados na modalidade, são 38 medalhas de ouro acumuladas desde as primeiras competições e mais de dez mil atletas registrados.
Em alguns outros países europeus, como Suíça, Áustria e Holanda, o Ciclismo Artístico vem ganhando espaço. O Japão também tem garantido destaque nas últimas competições.
As apresentações tem uma média de seis minutos de duração e alguns movimentos são obrigatórios dependendo da categoria. As músicas preparadas para esses minutos são um auxílio fundamental para a contagem do tempo dos exercícios e da prova como um todo.
Os austríacos Fabian Allgauer e Adriana Mathis lideram, em 2014, o ranking da UCI da modalidade em par, somando 250 pontos feitos. Mathis também lidera a categoria feminina, com 235 pontos, e o suíço Yannick Martens lidera a masculina, com 150 pontos.
No site da UCI você pode conferir notícias sobre competições, vídeos e matérias sobre os atletas da modalidade.
Para se impressionar com tanto equilíbrio e talento em cima das magrelas, confira a baixo alguns vídeos das apresentações de Ciclismo Artístico!
Alica Vinczeová, Dóra Szabó, Viktória Glofák e Anikó Molnár, atletas do Ciclismo Artístico da Eslováquia.
Na categoria individual, o Francês Patrick Klain durante o campeonato mundial de 2012, realizado na Alemanha.