BHPedala: pesquisa quer entender como a capital mineira pedala
A pesquisa, lançada oficialmente no dia 2 de abril, não leva mais que dez minutinhos para ser respondida. O objetivo é após 40 dias do lançamento das perguntas, conseguir pelo menos mil respostas.
Sejam pelas novas ciclovias e ciclofaixas, que trazem mais segurança para quem anda de bike nas ruas das grandes cidades, pela consciência de que a bicicleta é uma excelente alternativa de transporte, ou pelo simples prazer de pedalar, a verdade é que a cada dia tem mais gente pedalando em grandes cidades do mundo todo.
Divulgação
A pesquisa, lançada oficialmente no dia 2 de abril, não leva mais que dez minutinhos para ser respondida
Todavia, a produção de dados sobre o uso da bicicleta em nosso país e o comportamento de quem pedala ainda são campos que precisam ser muito explorados e analisados. Por iniciativa do Movimento Nossa BH e da BH em Ciclo – Associação de Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – e com o apoio de mais de 25 instituições locais e nacionais, entre elas a BHTrans, foi elaborado o questionário da pesquisa “Descobrindo como #BHPedala”.
A pesquisa, lançada oficialmente no dia 2 de abril, não leva mais que dez minutinhos para ser respondida. O objetivo é após 40 dias do lançamento das perguntas (08/05), conseguir pelo menos mil respostas.
Segundo os organizadores: “A iniciativa foi baseada na certeza que Belo Horizonte tem potencial para ir muito além do atual uso da bicicleta como modo de transporte e que a cidade carece de uma base de dados mais ampla para subsidiar as ações dos gestores, da sociedade civil e, sobretudo, das ações conjuntas de ambos.”
Ainda segundo os responsáveis pela iniciativa, essa pesquisa busca atingir alguns objetivos:
-Compreender como os ciclistas vêem a política de ciclomobilidade em Belo Horizonte;
-Obter mais informações sobre o perfil do ciclista e dos seus deslocamentos;
-Avaliar o que os ciclistas acham das estruturas oferecidas na cidade;
-Saber as estruturas cicloviárias que as pessoas preferem;
-Entender as demandas gerais do ciclista belo-horizotino;
-Levantar dados sobre o conhecimento das pessoas sobre o uso da bicicleta em Belo Horizonte.