Henrique Avancini conquista o Pan-Americano de MTB em Cota, Colômbia
O Pan-Americano é uma das provas mais difíceis do calendário neste ano pré-olímpico, pois além dos melhores bikers da América do Sul, os atletas enfrentaram uma altitude de 2,600 metros.
Esse com certeza foi um ótimo final de semana para os ciclistas, para além da conquista da queda da liminar que paralisava as obras cicloviarias na cidade de São Paulo, o atleta brasileiro Henrique Avancini mostrou que seu início na equipe Cannondale Factory Racing vem sendo excelente e conquistou o Pan-Americano de MTB (mountain bike) em Cota, Colômbia, no último domingo (29/03).
Max Blanco
Os 200 pontos conquistados devem deixar Avancini, atual 19º colocado, em uma melhor posição no ranking da UCI.
Com o resultado, Henrique somou mais 200 pontos no ranking da UCI e segue firme em busca da vaga nos jogos Rio 2016. O Pan-Americano é uma das provas mais difíceis do calendário neste ano pré-olímpico, pois além dos melhores bikers da América do Sul, os atletas enfrentaram uma altitude de 2,600 metros.
“A altitude é uma dificuldade a mais que encontramos. Mas se realizarmos uma boa preparação, também tem total capacidade de brigar de igual para igual contra qualquer competidor”, explica Avancini.
A prova consistia em sete voltas e o atleta, com um bom início, já assumiu a ponta na primeira volta e conseguiu encerrar a prova com 1h34min42s, “Tentei fazer uma prova cadenciada dentro do meu ritmo. Consegui assumir a liderança na metade da primeira volta, e aos poucos fui mantendo uma diferença aproximada de 20 segundos”, conta Avancini.
A vitória foi concretizada a partir da quinta volta, quando o atleta Cannondale conseguiu ampliar a vantagem e finalizar prova com 57 segundos para o vice-campeão. “Faltando duas voltas, arrisquei tudo e fiquei muito contente em trazer esse ouro para o Brasil, principalmente para superar aquele gostinho amargo que havia ficado ano passado, quando tive problemas na bicicleta e não consegui uma boa colocação competindo em casa”, declarou Henrique Avancini.
Os 200 pontos conquistados devem deixar Avancini, atual 19º colocado, em uma melhor posição no ranking da UCI. “Esta prova, apesar de não ser o meu principal objetivo na temporada, é muito importante por estarmos em um ano pré-olímpico, e terminar com o ouro me deixa ainda mais motivado”, completou.