Projeto Pedalando no Quintal reúne criançada na Praça da Batatinha, em SP
Pedalando no Quintal está programado para às 10 horas, com duração até às 13, e acontece na Praça da Batatinha, na esquina das ruas Eugênio de Medeiros e Paes Leme, bem na saída da Estação Pinheiros.
Nesse domingo, 15 de março, acontecerá o evento Pedalando no Quintal que propõe uma nova forma de viver a cidade. O projeto ainda contará com feiras de trocas de livros, brinquedos, jogos e fantasias, além do test-drive com pais e filhos na bike trailer.
Reprodução
Virada Inclusiva
Pedalando no Quintal está programado para às 10 horas, com duração até às 13, e acontece na Praça da Batatinha, na esquina das ruas Eugênio de Medeiros e Paes Leme, bem na saída da Estação Pinheiros do metrô.
O projeto Pedalando no Quintal nasceu da parceria de Carol Guedes, fundadora do site de trocas Quintal de Trocas e da parceira, bikerrepórter e blogueira, Silvia Ballan.
Após as feiras de trocas, as crianças e seus familiares serão convidados a brincarem com seus “novos” brinquedos e os pais, poderão torna-se contadores de história e lerem para a criançada.
“A ideia é de mostrar que é possível uma outra forma de viver a cidade, o compartilhar, o ser ao invés de ter. Assim, aprendemos de forma lúdica e construímos juntos um novo olhar para o indivíduo e a sociedade, o consumo consciente e a sustentabilidade”, conclui Carol Guedes.
Também integra a programação do dia, uma aula de como desenhar uma bike e um test drive na bicicleta do Pedalando no Quintal. “Se queremos uma pessoa melhor, cuidamos da crianças. Se queremos um cidadão, vamos educar essa criança a viver a cidade,” afirma Silvia.
Sobre o Quintal de Trocas
O Quintal de Trocas é o primeiro site no Brasil, focado exclusivamente na troca de brinquedos, jogos, livros e ou fantasias. Através de um mecanismo simples e totalmente gratuito, é possível escolher o brinquedo utilizando filtros por idade, tipo, marca, entre outros. Todos os itens são acompanhados por fotos e uma descrição detalhada do estado em que se encontram.
Além de promover o consumo compartilhado, o site também resgata coisas simples como: escrever uma carta, entender a importância de cuidar melhor do brinquedo e ainda realizar novas amizades. Na parte colaborativa, são encontradas informações, notícias, artigos, eventos e matérias sobre empresas que dedicam o trabalho para assuntos como educação financeira, importância do brincar, consumismo infantil, sustentabilidade, entre outros temas relacionados.
Sobre Silvia Ballan
Mãe, ciclista, Bike Anjo, bikerrepórter e colaboradora aqui do Bike é Legal, ela acredita na educação das crianças em espaços públicos. Que o ato de pedalar incentiva as crianças a respeitarem o outro e viver a cidade, que as bikes ajudam nas noções de compartilhamento e na responsabilidade em espaços públicos.
Criou em 2012, o blog Silvia e Nina, quando percebeu que era uma das únicas mães que levavam sua filha de bicicleta para a escola com o objetivo de inspirar e provocar a reflexão em tempos de congestionamento e tecnologia exagerados.