O ciclista e a bike sendo um só com o pedal clip
Eis na minha opinião, o ponto de contato mais importante e eficaz entre o ciclista e a bicicleta!
Os pedais cleats ou pedais clip surgiram por volta de 1985 através do engenheiro francês Michael Beyl (funcionário da empresa Look na época). O pedal se encaixava em uma plataforma fixada na sola de um sapato especial (sapatilha), permitindo o aumento do rendimento, pois só soltava com o movimento de lateral do tornozelo.
Divulgação
Arte representativa do funcionamento do pedal clip
Enganam-se os que pensam que a principal vantagem da sapatilha é a possibilidade de se fazer a puxada na fase posterior da pedalada para se completar o ato popularmente chamado de “pedalar redondo”. Estudos recentes feitos por médicos e Bike Fitters, indicam que a ação de se “puxar o pedal” é praticamente irrelevante se comparada à potência que se aplica no ato de pisar. Além disso o estudo mostra que aplicando força para cima (na fase posterior) na pedalada, você corre o risco de sofrer algumas lesões tais como, dores na região lombar, no quadril e até problemas com nervo ciático. Muita gente não sabe, mas esta tecnologia foi herdada dos esquiadores, que já andavam com os pés “clipados” em seus esquís. Tal tecnologia foi adaptada nas competições de bicicleta e visto o resultado positivo, pouco tempo depois os pedais “clip” já começaram a ser produzidos em grande escala para o ciclismo no geral e em outros esportes como no remo por exemplo.
Apesar da eficácia, ainda existem dois fatores principais que de certa forma ainda “impedem” os ciclistas iniciantes de largarem seus tênis e começarem a pedalar com segurança usando a sapatilha: 1 – MEDO DE CAIR. Este é inevitável, mas não se assustem! Seu cérebro precisará de pouco tempo para assimilar a informação de que você está pedalando com os pés presos. Com isso ocorrerão quedas bobas, em sua maioria quando você parar a bicicleta ela tombará de lado rsrs (é engraçado eu já caí assim!). O ideal é que assim que você sair com a sapatilha, faça alguns pedais em percursos não acidentados e de baixa velocidade, treinando “clipar” e “desclipar” os pés. Em pouco tempo esse movimento se tornará automático e você sentirá mais confiança e segurança ao pedalar.
2 – PREÇO RELATIVAMENTE ALTO Reparem que eu disse PREÇO ($$$,$$) e não VALOR. São coisas diferentes! O VALOR é muito maior e o PREÇO vai se tornar totalmente justificável ao final da sua leitura, vistos os benefícios deste produto. Diferente do tênis, a principal característica da sapatilha é a sua sola extremamente rígida. Esta por sua vez serve como uma plataforma que distribuirá a pressão dos pés sobre os pedais, que são bem menores que os comuns, otimizando a transferência da força que vem das suas pernas.
Quando pedalamos de tênis, a sola do mesmo se dobra, fazendo com que boa parte da força da sua pedalada seja desperdiçada com este movimento. Outra vantagem percebida imediatamente é o aumento da performance, já que com os pés presos à bicicleta, ela torna-se uma extensão do seu corpo. Principalmente nas trilhas e em descidas esburacadas isso é fundamental, pois o controle da bicicleta passa a ser quase que total.
O conforto provém a partir do correto posicionamento do taco nas sapatilhas, fazendo com que os pés fiquem no lugar ideal, desde que este ajuste seja feito por um profissional competente. Do contrário poderá acarretar sérias lesões ao ciclista! No início não é tão confortável quanto se pedalar de tênis, mas depois de algumas pedaladas elas estarão “moldadas” aos seus pés, que estarão muito mais protegidos em caso de quedas ou até mesmo pedras ou galhos pelo caminho. No caso de uma queda em meio a pedras, por exemplo, o cabedal de pano do seu tênis não será resistente o suficiente para proteger o seu pé, e mesmo que proteja irá rasgar. Quanto mais cara for a sapatilha, mais tecnologias ela terá! Tire suas dúvidas antes de finalizar a compra com o profissional que lhe atende sobre os tipos de materiais usados, solados, presilhas, tipos de pedal, etc… Estes são detalhes que podem fazer a diferença para seu estilo de pedalada.
Em um contexto geral, os benefícios citados acima sirvam para todas. Com certeza você irá encontrar uma que se adeque perfeitamente ao seu uso e caiba no seu orçamento, seja para lazer ou competição.