Campeões da elite na Taça Brasil de XCO – Cross Country ganharão 30 pontos nos rankings da UCI
Os campeões da elite na Taça Brasil de XCO - Cross Country Olímpico abrirão o calendário nacional de provas com pontuação para os rankings da União Ciclística Internacional (UCI).
Os campeões da elite na Taça Brasil de XCO – Cross Country Olímpico abrirão o calendário nacional de provas com pontuação para os rankings da União Ciclística Internacional (UCI), mundial e olímpico, nesse final de semana, com 30 pontos.
Fabio Piva/Specialized
Rubinho Valeriano
A prova, Classe 2, será disputada em Campo Largo (PR), neste sábado e domingo (14 e 15) com a presença de oito atletas patrocinados pela Specialized: representam a Hoffmann XCO, Tiago Rodrigues (elite) e Larissa Brasa (júnior); pedalam pela elite da AOO Specialized, Rubens Valeriano, Raiza Goulão, Sofia Subtil e José Gabriel Marques (também no sub-23), Érick Bruske na júnior e o juvenil Lucas Sírio.
Rubinho é o atual campeão da prova e o mais experiente da equipe. Na temporada passada, venceu a etapa final em Rio das Ostras (RJ) e foi vice em Campo Largo. Visando vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o mineiro vem embalado após a vitória no GP Ravelli. “Estou confiante para abertura da Taça Brasil. A prova é importante para nós da elite, porque é Classe 2 e vale pontos preciosos para os rankings da UCI”, destaca.
Com 5 km de extensão, a etapa de Campo Largo será na pista do Parque Cambuí. Na elite masculina serão oito voltas, enquanto a feminina terá seis, ambas com largada às 9h30 do domingo (15).
“É uma pista rápida e muito técnica, nem tanto pelos drops (saltos) ou subidas tão inclinadas, mas sim pela quantidade de single tracks (trilhas estreitas) no meio de árvores e com pouco espaço para ultrapassagens. Você tem que largar bem e administrar até o fim, é preciso muita atenção para trocas constantes de marcha e uso intenso de freio, o que requer concentração total do ciclista”, avalia Rubinho.