Legado olímpico e a mobilidade urbana
Um dos legados dos Jogos de Londres 2012 foi a criação de cinco escolas de BMX nos bairros ao redor da Vila Olímpica com o intuito de fomentar a prática do bicicross e com isso garantir utilidade da pista de Super Cross construída especialmente para as Olimpíadas.
Outro importante intuito desse legado é a criação de um ambiente de integração sócio cultural e até racial através do esporte. Em Londre,s existe uma diversidade de comunidades formada por indivíduos que, enquanto adultos, não se integram muito bem, e é a prática de esportes em clubes da comunidade, na infância e adolescência, uma das ferramentas para a integração desses cidadãos.
O brasileiro Paulo Cotrim é um dos principais coordenadores desse Legado Olímpico, financiado pela loteria da Inglaterra. Por motivos pessoais, Paulo tentou desligar-se dessa função algumas vezes, mas foi convencido a não fazê-lo e qual o motivo? Competência. Na Inglaterra, esse paranaense natural de Londrina é valorizado e eles não abrem mão de seu trabalho.
“Essas escolas de BMX serão o celeiro para novos atletas e pilotos, e aqueles que não seguirem a carreira desportiva, continuarão a pedalar como meio de transporte” explicou Boris Johnson, prefeito de Londres quando do lançamento do London Ride, um mega evento ciclístico anual, outro legado olímpico, que acontece desde então, em agosto, pelas ruas da capital inglesa.
Boris Johnson é também um ciclista e desde que a cidade foi lançada como sede dos Jogos, o modal bicicleta como transporte passou a ser fomentado e incentivado.
Quem conhece Londres conhece as “Boris Bikes”, as bicicletas compartilhadas.
Fazendo um paralelo no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro está bastante focada na bicicleta como meio de transporte. Fortemente apoiada pela associação Transporte Ativo, a prefeitura da cidade tem incluído estruturas cicloviárias em todas as modificações que a cidade tem recebido.
Algumas avenidas são fechadas por algumas horas no período da manhã para garantir um treino seguro aos que pedalam na modalidade estrada.
No entanto, faltam as escolas de base, falta o BMX que é a base de tudo. Veja no vídeo abaixo uma das escolas londrinas: