De olho em 2016, brasileiros participam da Copa do Mundo de Pista
A participação teve como foco somar pontos no ranking mundial e a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) levou uma delegação formada por quatro atletas para a Europa.
O Brasil também foi representado na segunda etapa da Copa Mundo de Ciclismo de Pista, disputada no último final de semana em Londres, na Inglaterra. A participação teve como foco somar pontos no ranking mundial e a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) levou uma delegação formada por quatro atletas para a Europa: Flávio Cipriano, Kacio Fonseca, Diefferson Borges e Gideoni Monteiro. (veja os melhores momentos da competição)
No velódromo que sediou as últimas Olimpíadas, o melhor resultado tupiniquim foi alcançado pelo ciclista Gideoni Monteiro na disputa da Omnium, categoria composta de seis provas: Scratch, Perseguição Individual, Eliminação, 1Km Contra-Relógio, Flying Lap e Pontos. Num sistema parecido com o de outros esportes como o pentatlo moderno, vence quem conseguir o melhor resultado na soma de todas as competências.
CBC/Divulgação
Gideoni Ribeiro teve o melhor resultado brasileiro na segunda etapa da Copa do Mundo de Ciclismo de Pista
Gideoni terminou o fim de semana de competições na 12ª colocação, subindo um degrau em relação ao seu próprio desempenho na etapa anterior, que aconteceu em novembro no México. A medalha de ouro ficou com o colombiano Fernando Gaviria, seguido pelo australiano Scott Law e pelo americano Bobby Lea.
“Fico feliz em estar evoluindo dentro da competição. Os treinos estão sendo intensos, mas é nessa hora que sabemos da importância de ter uma boa dedicação. Largar em uma prova desse nível e sentir que temos potencial para brigar entre os primeiros é gratificante. Estou contente por estar conquistando pontos e ajudando o Brasil na classificação olímpica”, disse o brasileiro.
O velocista Flávio Cipriano também competiu no domingo (08) pela prova de Velocidade Individual, terminando na 38ª colocação. O ouro ficou com o holandês Jeffrey Hoogland, enquanto o colombiano Fabian Zapata comemorou a prata e o venezuelano Hersony Canelon o bronze.
“Fizemos uma boa apresentação, mesmo ainda tendo que evoluir em algumas provas. Talvez o cansaço e o longo período longe das família devido ao intercâmbio possa ter pesado no resultado final que esperávamos. Agora, vamos tirar dez dias para descansar e voltaremos com força total apostando tudo na terceira e última etapa da Copa do Mundo que será na Colômbia”, destacou Emerson Silva, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista.
A terceira e última etapa da Copa do Mundo de Ciclismo de Pista acontece nos dias 17 e 18 de janeiro de 2015. A cidade de Cali, na Colômbia, será palco da competição.