Buenos Aires aumenta calçadas e diminui velocidade nas ruas
Agora, são mais de 650 mil cidadãos que utilizam esses ônibus para se locomover e que tiveram uma diminuição na média do tempo de deslocamento pela cidade de quase 30 min.
Buenos Aires tem aproximadamente 3 milhões de habitantes e ano passado começou a revolucionar a maneira de se locomover. A avenida 9 de Júlio, consideradas umas das mais largas do mundo, antes era totalmente ocupada por carros e agora tem quatro faixas exclusivas para ônibus cortando toda sua extensão, os chamados metrobus. Uma alternativa ao metro, que fecha durante a noite.
Agora, são mais de 650 mil cidadãos que utilizam esses ônibus para se locomover e que tiveram uma diminuição na média do tempo de deslocamento pela cidade de quase 30 min. Eu sei, você está achando o máximo, mas as reformas não param por ai. Buenos Aires é uma das cidades com maior circulação de pedestres pelo centro e as ruas que antes eram desigualmente disputadas entre carros e transeuntes agora são ruas para pedestres, onde não existem mais vagas de estacionamento para automóveis e a velocidade máxima é de 10km/h. Sim, 10km/h!!!

Avenida em Buenos Aires / © Divulgação
O ciclismo também vem ganhando espaço com o passar dos anos. Até 3% das bicicletas utilizadas na cidade são compartilhadas. Ecobici é o nome do sistema de compartilhamento das magrelas na capital argentina, que está se expandindo e alcançará 200 estações até 2015.
Se Buenos Aires continuar nesse ritmo pode se tornar uma das cidades mais habitáveis do mundo e quanto mais se anda por lá, mais se percebe que as pessoas clamam por mais espaços para pedestres.
Buenos Aires: Building a People Friendly City from STREETFILMS on Vimeo.