Que tal uma "Pedalada dos Cem Mil"?
Cidadão de 81 anos clama por uma Pedalada de Cem Mil ciclistas contra a cultura e política do automóvel
Vinha pedalando pela Ciclovia da Faria Lima, quando um cidadão me faz sinal, pede que eu pare e entrega-me um texto de sua autoria, impresso em uma folha A4 com o título “Ciclovias em Prol da Vida”.Antes mesmo que eu tivesse tempo de ler o manifesto, o sr Roberto começa a defender as ciclovias e a clamar por uma manifestação de 100 mil bicicletas na Av Paulista, pois “somente assim podemos refrear essa política de subsídio ao carro que vai matar o Brasil” me disse ele.
Mais que surpresa, fiquei deveras curiosa, pois esse senhor no alto dos seus 81 anos, está perfeitamente sintonizado com o século 21.
Transcrevo o texto dele e dou aqui um humilde eco as suas palavras.
Essa é mais uma prova que idade não tem nada a ver com juventude, ou mesmo lucidez. Esse senhor dá banho em muitos “jovens” sedentários e retrógrados, que por estarem em posições chaves no poder, nos atrapalham muito a vida.
Sr Roberto Aranha de Oliveira Arruda 81, quer uma pedalada de cem mil bikes na Paulista a favor de ciclovias em todo o Brasil
CICLOVIAS EM PROL DA VIDA
Por Roberto Aranha de Oliveira Arruda
Para nossa infelicidade, a desastrosa opção de JUSCELINO KUBITSCHEK pelo AUTOMÓVEL, prosseguiu e continua no atual GOVERNO FEDERAL, grande estimulador do TRANSPORTE INDIVIDUAL MOTORIZADO. Em decorrência disto,numa sequência histórica e RADIANTES DE ALEGRIA, as MONTADORAS MULTINACIONAIS vão se instalando no “PARAÍSO BRASILEIRO”. Aqui, por conta de uma intensa, permanente e fantasiosa PUBLICIDADE, a PRODUÇÃO dos CARROS tem como resposta um ENCANTADO E DESMEDIDO CONSUMISMO. E num TREMENDO ATRASO, continuamos a viver na CULTURA DO AUTOMÓVEL. A fútil exaltação do CARRO como símbolo de “STATUS” comprova esta realidade. Conseguintemente, a imensidão do irracional MONOTRANSPORTE pelos AUTOMÓVEIS, penaliza o transporte coletivo e produz os MONSTRUOSOS CONGESTIONAMENTOS. Os EFEITOS DELETÉRIOS da enorme POLUÍÇÃO que também produz, estão encurtando nossas VIDAS. Eis o quadro de CONDENAÇÃO de todas as GRANDES CIDADES brasileiras. SÃO PAULO, particularmente, em consequência da ESTUPIDEZ sempre crescente de seu TRÂNSITO, é uma cidade que se aproxima a passos largos de uma CATASTRÓFICA IMOBILIDADE. Afinal, até quando vamos insistir nesse MODELO SUÍCIDA?
Em razão do exposto, penso que é chegada a hora de uma AMPLA MOBILIZAÇÃO da SOCIEDADE (sobretudo da JUVENTUDE), a fim de que sejam construídas NUMEROSAS e EXTENSAS CICLOVIAS no País. Com este intuito e utilizando os meios eletrônicos de comunicação, parece-me possível organizar e realizar — de forma séria e disciplinada — a colocação de 100.000 BICICLETAS na AVENIDA PAULISTA. A concretização deste ato, sería um grande PASSO INICIAL, visando a uma EFETIVA MUDANÇA da situação CAÓTICA atual para uma CULTURA de MOBILIDADE HUMANA. Em legítima defesa, em prol de uma VIDA mais FELIZ.
São Paulo, 16 de setembro de 2014