Prefeitura colocará 8 mil paraciclos nas ruas de São Paulo
Além da empreitada dos 400Km de ciclovias prometidas por Haddad, a prefeitura de São Paulo planeja adquirir 8 mil novos paraciclos, que serão instalados em locais públicos.
Além da empreitada dos 400Km de ciclovias prometidas por Haddad, a prefeitura de São Paulo planeja adquirir 8 mil novos paraciclos (locais de paradas de bicicleta), que serão instalados em locais públicos.
Atualmente São Paulo possui 4.606 vagas para bicicletas, sendo 4.382 dessas vagas localizadas em bicicletários e 226 em paraciclos. A prefeitura está estruturando um processo licitatório para adquirir 8.000 novos paraciclos para se somarem aos 113 equipamentos existentes.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o Termo de Referência para aquisição dos paraciclos está sendo finalizado e o modelo de contratação será divulgado em breve.

“Com a ampliação da malha cicloviária, existem mais pessoas pedalando e por isso, é importante ter mais paraciclos e bicicletários para que essas pessoas sejam estimuladas a usarem a bicicleta. Se o cidadão usa a bicicleta para a metade do caminho e não encontra um local de parada para seguir viagem com outro modal, acaba desistindo”, afirmou o diretor do Instituto Ciclo BR, Felipe Aragonez.

De acordo com Aragonez, seria importante que a iniciativa privada também adotasse a implementação de paraciclos, em especial, em áreas de grandes circulações como shopping centers e regiões estritamente comerciais.

“No começo, muitos comerciantes reclamavam das ciclovias. Agora, alguns começam a perceber que os carros parados só bloqueavam a visão de seus comércios. Ciclista também consumidor e se ele tiver a possibilidade de parar em um comércio, é positivo para o comerciante. Alguns já estão investindo, mas é preciso mais”, afirmou.