Americano especialista em mobilidade participa de oficina com a CET
Para Orcutt o governo Haddad faz um bom investimento no projeto de ciclovias; de acordo com Tatto compartilhar conhecimentos é essencial para o aperfeiçoamento das políticas de mobilidade.
Marcelo Fortin
Secretário Jilmar Tatto recebe Jon Orcutt em seu gabinete
A conversa com Jon Orcutt (Ex-diretor de Transportes de Nova Iorque) que aconteceu na manhã de sexta-feira (dia 7), no gabinete do secretário, incluiu detalhes do desenvolvimento das ciclovias na cidade de Nova York, que além de estudos técnicos, teve em sua implantação uma série de discussões com os cidadãos em organizações de bairro. “Estamos trabalhando de forma efetiva para que os paulistanos tenham direito ao uso da bicicleta com segurança e qualidade de vida. A sua presença [Jon Orcutt] será essencial para aperfeiçoamento de nossas políticas de mobilidade urbana”, declarou o secretário Jilmar Tatto.
Comparando a implantação de ciclovias em Nova York e São Paulo; enquanto aqui temos planos de serem implantados 400 km de ciclovias até 2015, em Nova York na gestão do ex-prefeito Michael Bloomberg, no ápice do projeto de implantação (2007-2009), a proposta era de construir algo em torno de 300km de ciclovias.
Jon Orcutt ainda explicou o plano de segurança viária de Nova York, chamado de “Vision Zero” (Visão Zero), que começou a vigorar em 2014, na gestão do atual prefeito Bill de Blasio, com a intenção de reduzir os acidentes.
Na parte final da reunião foram discutidos os principais objetivos da Oficina de Articulação Regional CicloviaSP, que ocorre entre os dias 10 e 13 de novembro, com parceiria entre a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Irão participar da Oficina, operadores de trânsito, técnicos de departamentos, erentes e superintendentes de planejamento da CET, além de representantes de Subprefeituras, que discutirão ações conjuntas para a construção de um ambiente amigável para a bike na cidade de São Paulo.