Campos do Jordão – A Batalha Final – Brasil Enduro Series 2014
Com inscrições encerradas rapidamente, os ânimos de todos os participantes já mudaram de ritmo. Todos se prepararam com especificidade, pois sabiam que esta prova não seria fácil.
Todos no MTB só querem saber de um assunto: Enduro.
Jonatha Junge
Organizadores do evento abrindo e delineando uma trilha inédita
A modalidade que agrada a gregos e troianos chegou à sua última etapa neste final de semana, nos dias 01 e 02 de novembro de 2014.
Com inscrições encerradas rapidamente, os ânimos de todos os participantes já mudaram de ritmo. Atletas de renome do Cross Country Nacional, outros do Downhill, todos se prepararam com especificidade, pois sabiam que esta prova não seria fácil. Pelas palavras do BMXer da Equipe GIOSbr, Toni “O ENDURO é, DURO mesmo, porque pra passar por uma prova dessa que começa com um dia duro de treino e reconhecimento seguido de outro dia de tomada de tempos, além de não poder receber ajudas externas, nem mesmo Água, tem mesmo que estar preparado, principalmente o PSICOLÓGICO além do Físico também. As distâncias de deslocamentos foram intensas apesar de curtas com altas elevações. Em cada subida, uma inclinação de tirar o folego do atleta, ou melhor, Multi-atleta. Porque Multi-Altelta? As características de um atleta para esse tipo de Prova tem que ter um MIX (BMX, DOWNHILL, CROSS COUNTRY, MARATONA, TREKKING) E ai, da pra imaginar?”
Jonatha Junge
No meio dos treinos, o capacete pesa, o corpo pede arrego, mas seguimos em frente!
Completar esta prova já é motivo para dar risada por uma longa semana. Conseguir um bom resultado então, é motivo de muito orgulho!
Divulgação Shimano
Luciano Kdra conversa com um colega sobre o trajeto da prova
Falando da minha experiência pessoal, eu já havia ficado em primeira posição nas etapas de Itaipava/RJ e Urubici/SC (os post encontram-se também no meu blog). Por conta disto, eu já havia sido campeã Overall do circuito por antecipação. Mas como para mim estas provas de Enduro são extremamente prazerosas, pois é uma oportunidade de andar em pistas incríveis e inéditas em cidades especiais com a minha bicicleta preferida, não passou em nenhum minuto pela minha cabeça não participar da grande final.
A cidade de Campos do Jordão/SP, palco do evento, é maravilhosa e riquíssima para o MTB, já tendo sediado muitas provas de Downhill, Motocross e Cross Country, como o Big Biker e o renomado desafio da Mantiqueira.
Um local brincou comigo “Aqui é um queijo suíço. São trilhas pra tudo quanto é lado, e trilhas que são partilhadas por duas vertentes das duas rodas (MTB e MX).”
A prova teve três especiais (trechos cronometrados) que cortaram esse queijo suíço adicionando algumas novas linhas ao mapa já riscado da região.
Divulgação Shimano
Thiago Velardi fazendo uma bela curva nos treinos
No sábado, tivemos o congresso técnico durante a noite, um espaço muito legal onde os atletas podem tirar suas dúvidas e discutir um pouco sobre o evento.
Divulgação Brasil Enduro Series
Congresso Técnico
Para se chegar ao primeiro estágio, deslocou-se no tempo limite de 1hora do centro do Capivari até o Pico do Imbiri. A pista então descia sentido à Fonte da Minalba, por trilhas diversificadas, inclusive com trechos inéditos abertos exclusivamente para a prova. Eu demorei por volta de 16 minutos para completar este primeiro estágio. E foi aí que galguei minha vitória. Logo nos primeiros 15 segundos de pista, já alcancei a atleta que havia largado na minha frente, e assim sucessivamente, busquei 5 pilotos mulheres na pista, tirando uma diferença de 2,5min para as demais corredoras.
Jonatha Junge
Última ultrapassagem no estágio 1
Com este resultado confortável, o resto da prova segui apenas para não cair e conseguir manter a minha vitória. E assim foi.
A segunda especial veio após um deslocamento de 1,5h e foi um pouco mais técnica que a anterior. Como ela cortava muitas pistas diferentes, continha trechos de transição para entrar de uma parte para a outra, o que me deixou um pouco perplexa freiando excessivamente e empacando um pouco nestes entroncamentos.
A terceira especial, seguida do deslocamento final de quase 2h, era mais ou menos um prólogo ao contrário. Uma pista de downhill tradicional da região. Começando com um pulinho bem encaixado, seguia por valas e uma série de drops, que realizei bem apesar da fadiga.
Vitor Amano
Recebendo a medalha de participação
Vejo hoje como um fator que foi decisivo eu ter unido uma boa movimentação na bike com uma postura mais relaxada de pilotagem cortando os gastos desnecessários de energia. Por último tenho que reconhecer que minha nova ferramenta de trabalho a bike GT FORCE X CARBON me ajudou a corrigir muitos erros de leitura de pista geradas naturalmente pelo intenso cansaço físico e mental, além de me proporcionar uma plataforma de amortecimento extremamente estável para pedalar sob as inúmeras irregularidade da pista.
Divulgação Brasil Enduro Series
A divulgação dos resultados foi o momento mais assediado do evento
Parabenizo a todos os mtbikers que correram a prova, e que estiveram comigo ao longo deste ano, foi um ambiente muito amigável e isto fez a diferença na nossa evolução em conjunto !!!
Divulgação BES
Pódio Feminino
Agradecimento especial às doze brutas meninas que compareceram e se esforçaram muito durante a corrida, na ordem de classificação final, Patricia Loureiro (DHGirls), Mariana Carcute (BMC/Viper), Manuela Vilaseca (The North Face Team/Intense), Barbara Jechow (ASW Racing), Vanessa Azevedo (Da Bomb/ 8:01), Daniela Zammattaro (TREK/ Shimano), Marcia Cury, Anne Katrin Gutwein (GutFix Racing/Alemanha), Silvia Velloso (Ibis) e Kasia Gier (Lapierre).
Jonatha Junge
Bia Ferragi campeã das 3 etapas
E aqueles que sem eu não seria nada:
GT Bicycles
Viper Bike
Yuri Bogner
Eddie Consultoria Técnica
Doublex Racing / ONE Industries
A galera toda do Bike é Legal
Os organizadores do evento, sempre solícitos e bem-humorados, mesmo eu tendo dado um pouco de trabalho quebrando os meus numberplates, perdendo minhas “colinhas” com os horários de largada, caindo e estourando bumps na pista…: Raul, Ximiti, Jony, Pimpão, Jonatha, Theo, Bender, Dalcio, Edmundo e o Dani Rootrider.