Holanda testa ciclovia que gera energia elétrica
SolaRoad terá células fotovoltaicas para converter energia solar e alimentar as magrelas elétricas que trafegam nela.
SolaRoad terá células fotovoltaicas para converter energia solar e alimentar as magrelas elétricas que trafegam nela.
Divulgação
SolaRoad irá converter energia solar em energia elétrica
A Rua SolaRoad, na cidade de Krommenie (NL), que fica a 25 km de Amsterdam, será o local de implantação do projeto. A previsão é que seja inaugurada no dia 12 de novembro. As células fotovoltaicas instaladas, serão capazes de gerar energia elétrica que poderá ser aproveitada para iluminar a pista e alimentar as baterias das bikes elétricas que circulam sobre ela, através da tecnologia de indução magnética.
A tecnologia de indução magnética gera energia elétrica, via campos eletromagnéticos e não necessita do uso de cabos. Essa tecnologia é a mesma utilizada nos celulares de última geração.
Sten DeWit, um dos responsáveis pela iniciativa, afirma que o projeto experimental será um estudo do potencial dessa tecnologia, essa pavimentação poderá também ser aplicada em ruas, possivelmente alimentando elétricamente carros e ônibus também.
Uma das maiores dificuldades dessa iniciativa é a criação de paineis fotovoltaicos com uma boa captação de energia solar, mesmo com a ciclovia suja; o que DeWit afirma já ter conseguido. Além de possuir boa captação, a ciclovia também terá atrito e resistência suficiente para todos os veículos.