Ciclovia da Radial Leste ganhará expansão até o centro de SP
Ligação levará ciclistas dos bairros da zona leste até a região central da cidade, aumentando a segurança de quem usa a bike como meio de transporte.
Os ciclistas da zona leste de São Paulo estão perto de ver realizado o sonho de ter uma ligação direta e segura com o centro da capital paulista. Isso porque a prefeitura anunciou que vai colocar em prática o plano de expandir a ciclovia da Radial Leste até o Parque Dom Pedro II, já no bairro da Sé.
Chamada de Caminho Verde, a via exclusiva atualmente tem cerca de 12km e parte das imediações da Arena Corinthians, seguindo paralelamente à linha vermelha do metrô até a altura da estação Tatuapé. A expansão da estrutura é uma antiga demanda de cicloativistas locais, que a enxergam como uma necessidade atrair um maior número de trabalhadores e dar segurança aos que já pedalam todos os dias.
Apesar do anúncio, o secretário de transportes da cidade Jilmar Tatto não deu detalhes do caminho que a faixa exclusiva vai percorrer. O certo é que a prefeitura conta com apoio do metrô na construção, que deve ser entregue em 2015.
A conexão da ciclovia da Radial Leste com o centro já foi prometida outras vezes para os moradores da região mais populosa da cidade. Na atual gestão, por exemplo, a prefeitura chegou a cogitar a interligação para ter a bike como uma das alternativas de transporte para torcedores durante a Copa do Mundo.
O plano, entretanto, foi engavetado à época e agora volta num momento em que a cidade vê nascer uma nova malha cicloviária. Dos 400km prometidos pelo prefeito Fernando Haddad (PT) até o fim de 2015, já foram entregues 103,6km.