Copenhague vai instalar faróis para ciclistas em pontos de ônibus
Embora a cidade possua muitos quilômetros de ciclovias, em alguns trechos é necessário que a ciclovia coexista com pontos de ônibus.
Conhecida pelo grande volume de ciclistas, Copenhague, capital da Dinamarca, é referência no mundo em inovação em infraestrutura cicloviária. Embora possua muitos quilômetros de ciclovias, em alguns trechos é necessário que a ciclovia coexista com pontos de ônibus.
Para que não haja conflitos, a prefeitura investiu na criação de ilhas de espera de ônibus que não interrompem o fluxo de bicicletas. Nesse formato, o ciclista tem preferência e o pedestre deve aguardar para fazer a travessia. Esse formato colabora para a redução de acidentes e aumento na segurança de todos.
City of Copenhague
Porém, nem todas as ruas de Copenhague possuem espaço suficiente para a construção dessas ilhas. A solução encontrada pelo poder público foi a instalação de postes com sinalização em LED para ciclistas.
As ilhas de ônibus em LED vão controlar o tráfego de pessoas e ciclistas. Quando um ônibus encosta, as luzes em LED vão se expandir em toda a ciclovia para indicar aos os usuários de que os passageiros têm a prioridade. Quando os ônibus deixam o espaço, uma faixa verde ao longo do meio-fio será acionada indicando o caminho liberado.
O projeto piloto tem início programado para o começo de 2015 e orçamento de US$ 400 mil.