Salvador estuda criar programa de empréstimo de bicicletas na periferia
O diferencial desse projeto em relação ao Bike Salvador será que as magrelas serão utilitárias, ou seja, com formatos e recursos para o transporte de cargas.
Em Salvador (BA) está em discussão a criação do projeto Bike Comunidade, que pretende criar 40 estações de empréstimo de bicicletas na periferia da cidade. O diferencial desse projeto em relação ao Bike Salvador será que as magrelas serão utilitárias, ou seja, com formatos e recursos para o transporte de cargas. O plano está sendo desenvolvido pelo Movimento Salvador Vai de Bike, da prefeitura soteropolitana.
Salvador Vai de Bike
O subúrbio ferroviário, região que abrange os bairros Plataforma, São Tomé de Paripe e Base Naval na região noroeste da capital baiana, é o local com mais chances de receber a primeira estação.
Cada estação terá 45 vagas com 31 bicicletas distribuídas entre utilitárias (27 com bagageiro e cesta frontal), cargueiras (3) e um triciclo para cadeirantes conhecido como handbike (é pedalado com a mãos). As 14 vagas restantes serão para uso coletivo. Além disso, os espaços onde funcionarão as estações terão banheiros e uma oficina para pequenos reparos.
O empréstimo das bicicletas será feito por cadastro residencial e cada família poderá registrar até três nomes. A retirada das magrelas será feita mediante apresentação de documento com foto e comprovante de residência. O tempo máximo de empréstimo será de três horas. O serviço será gratuito e ainda não há prazo para a criação da primeira estação.