Consórcio propõe ciclovia flutuante ao longo do Rio Tâmisa em Londres
Batizada de "Thames Deckway", a obra teria 12 quilômetros e custo de 600 milhões de Libras. O consórcio sugere que se cobre 1,50 Libra por viagem, permitindo também a passagem pedestres.
A ideia de uma super ciclovia com 12 quilômetros no Rio Tâmisa, em Londres (GBR), foi criada por um grupo de arquitetos, artistas e engenheiros. Batizada de “Thames Deckway”, a obra teria custo de 600 milhões de Libras e seria construída no Sul da cidade, entre Battersea e Canary Wharf, paralela a East-West Cycle Crossrail, anunciada mês passado.
Divulgação
O maior questionamento, claro, é o preço da estrutura. Para se ter uma ideia, o projeto completo da Cycle Crossrail, que tem 29 quilômetros, custará 47 milhões de Libras. Se comparado com uma ciclovia tradicional, nas ruas, o preço da Deckway chega a ser 13 vezes maior. Para aliviar os custos, o consórcio sugere que se cobre 1,50 Libra por viagem, permitindo também a passagem de pedestres.
A empresa garante que a ciclovia flutuante pode tornar as viagens de bike até 30 minutos mais velozes do que se feita nas ruas. Em comunicado oficial o consórcio diz: “Londres precisa pensar fora do comum para resolver os problemas de tráfego e poluição. O Rio Tâmisa oferece esta possibilidade, só é preciso coragem e imaginação”.
A rota teria diversos acessos ao longo dos 12 quilômetros, mas eles não foram revelados. Faz parte também do projeto desenvolver uma plataforma para que o ciclista receba diariamente informações sobre as condições climáticas, as ondas e o trânsito no dia.