Bicicletário do Largo da Batata ultrapassa 1500 estacionamentos em um mês
O local já tem 745 ciclistas cadastrados. Os horários de maior movimento são entre 7h-10h e 17h-20h, O bicicletário funciona 24 horas e a duração média dos estacionamentos é de 8h20.
A Prefeitura de São Paulo inaugurou no início de agosto um bicicletário ao lado da Estação Faria Lima do Metrô. O objetivo é estimular o transporte intermodal (bicicleta – transporte público coletivo). Ao todo são 100 vagas gratuitas, utilizadas principalmente por trabalhadores adeptos a uma nova opção de transporte.
Apenas no primeiro mês de funcionamento, o local teve 745 ciclistas cadastrados e 1506 estacionamentos registrados. A maior parte, 77% do total, ocorre durante a semana. Os horários de maior movimento são entre 7h-10h e 17h-20h, período que a maioria dos paulistanos utiliza o transporte para a locomoção de casa ao trabalho. O local funciona 24 horas e a duração média dos estacionamentos é de 8h20 aproximadamente, o equivalente a uma jornada de trabalho diária.
Após a inauguração, um trecho da Av. Faria Lima analisado teve aumento de 37% no fluxo de ciclistas. O bicicletário é uma das formas de possibilitar o aumento da qualidade de vida das pessoas por meio da melhoria da infraestrutura urbana. Uma estratégia que, aliada a outras políticas públicas de incentivo à mobilidade não motorizada, ajuda a transformar os espaços da cidade em ambientes seguros e agradáveis para a circulação de pedestres e ciclistas.