Bikes e aventuras no Festival de Filmes Rocky Spirit em São Paulo
Como foram os dois dias do maior festival de filmes de aventura ao ar livre do Brasil, em sua edição 2014 na capital paulista.
Montanhistas, ciclistas e demais apreciadores de aventuras se encontraram em São Paulo na quarta edição do Rocky Spirit, o maior festival de cinema ao ar livre do Brasil. Foram exibidos 28 filmes entre produções internacionais e brasileiras, na estrutura montada ao lado da marquise no Parque do Ibirapuera. Claro que eu fui lá participar e conferir.
Na noite de sábado (30) o clima estava bem agradável e o gramado ficou lotado, já o friozinho e a chuva de domingo (31) atraíram um público menor, mas mesmo assim a apresentação dos documentários foi um sucesso.
Entre os filmes que trouxeram as duas rodas pra tela, o potencial do ciclismo africano foi tratado de uma forma bem bacana no “Baisikeli – The Story of an African Cycling Team”. O projeto Kenyan Riders começou a construir uma emocionante história no Quênia, país reconhecido pelos seus grandes maratonistas.
O escalador (e maluco) Alex Honnold marcou presença novamente, na produção norte-americana “Sufferfest”, desta vez em parceria com Cedar Wright. O projeto deles? Fácil: escalar todos os picos com mais de 4.200 metros da Califórnia, utilizando a bicicleta como transporte entre as respectivas montanhas. Veja o trailer aqui.
Dois curtas brasileiros também retrataram interessantes pedaladas neste festival. No “Zé do Pedal – As Fronteiras do Mundo” o mineiro José Geraldo de Souza Castro passa pela África do Sul em uma inspiradora viagem pelo mundo a bordo de um triciclo movido com a força de suas pernas. Veja o trailer desta história incrível.
Outra produção também mineira, apresentou uma boa reflexão sobre bicicleta e a mobilidade urbana. É o “Go Riding”, que mostra a revolução silenciosa das bikes e propõe novas formas de (re)pensar a nossa relação com as cidades.
Divulgação / Rocky Spirit
A revolução silenciosa no curta-metragem “Go Riding”.
Teve ainda o curta-metragem Bryan and Kaya, cujo trailer já apresentamos aqui, com o mountain biker Bryan Gregory e sua cadela Kaia em um rolê veloz por um singletrack da Pacific Northwest, nos EUA.
Temas como skate, montanha, neve, rocha, canoagem, esqui, entre outros, também movimentaram o público que se mostrou bastante interessado e empolgado com as apresentações. Ao final de cada exibição, gritos e aplausos invadiam o espaço do evento.
Rex
Edição 2014 do Rocky Spirit, o maior Festival de Filmes ao Ar Livre do Brasil.
Inspirado no “Telluride Mountainfilm Festival”, o Rocky Spirit pode ser considerado a versão brasileira do mais importante festival de documentários outdoor dos Estados Unidos, que acontece desde 1979 na pequena cidade de Telluride, encravada no meio das montanhas do Colorado.
Regiane Gomes
Natureza e muitas aventuras nos filmes da primeira noite do evento.
Quem é do Rio de Janeiro vai ter a oportunidade de participar do festival que acontece em setembro na capital fluminense. Para saber mais sobre o evento e ver a programação, acesse www.rockyspirit.com.br